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Com formatura da Licenciatura em Matemática, Campus Santos Dumont terá primeira sessão solene de colação de grau de curso de graduação

Na quarta-feira, 16 de março, cerimônia on-line homenageará novos professores de Matemática formados em curso de Licenciatura do Instituto Federal em Santos Dumont; solenidade simbólica de conclusão de cursos técnicos acontece em 15/3
#pratodosverem: Atividade de apresentação de jogos didáticos no Laboratório de Matemática do IF Sudeste MG em 2019. Os novos educadores exploram durante sua formação diversos recursos e possibilidades para que seus futuros alunos tenham contato com uma Matemática totalmente acessível.

#pratodosverem: Atividade de apresentação de jogos didáticos no Laboratório de Matemática do IF Sudeste MG em 2019. Os novos educadores exploram durante sua formação diversos recursos e possibilidades para que seus futuros alunos tenham contato com uma Matemática totalmente acessível.

No primeiro semestre de 2018, um grupo de estudantes começava uma importante etapa da vida: a Licenciatura em Matemática do Campus Santos Dumont do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG). Era também início de ciclo para a própria instituição, que abria as atividades de seu primeiro curso de graduação, àquela altura o único público e gratuito de Santos Dumont (um semestre depois, a Engenharia Ferroviária e Metroviária, também oferecida pelo IF, juntou-se à Licenciatura). Após oito períodos letivos, mais precisamente na quarta-feira (16 de março), a partir das 19h, o curso formará seus primeiros profissionais, professores de Matemática. 

A inédita sessão solene de colação de grau de um curso de graduação do Campus Santos Dumont do IF Sudeste MG será realizada on-line (em função do atual estágio da pandemia da Covid-19), com transmissão ao vivo do canal da instituição no YouTube: www.youtube.com/IFSudesteMGCampusSantosDumontVideos

Da constituição do Laboratório de Matemática da unidade às experiências em programas como o Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e a Residência Pedagógica, das vivências nos projetos de ensino, pesquisa e extensão aos desafios enfrentados em uma pandemia que exigiu a implementação do ensino remoto, foi uma jornada de quatro anos muito enriquecedora para estudantes e professores. Os alunos, aliás, têm sido fundamentais na própria construção do curso em seus primeiros anos. 

“A partir do início das atividades, sabíamos que o retorno dos alunos nos ajudaria muito a fazer todos os ajustes necessários”, comentou o coordenador da Licenciatura, professor Tiago de Oliveira, “até porque o curso foi inicialmente construído por um corpo docente diverso, de professores que vêm de diferentes instituições, como UFJF, UFV, UFSJ e UFOP. Os alunos foram fundamentais para que identificássemos o que estava dando certo e o que precisaria ser aprimorado. Este feedback aconteceu sempre, em todos os semestres, com o apoio também dos professores e das turmas dos outros períodos”. 

O formando Dener Ribeiro relatou que, no início do curso, surpreendeu-se positivamente com os conteúdos que tratam de aspectos da Pedagogia e da Educação Matemática, indo muito além do “fazer conta”, como ele imaginava que seria a rotina durante as aulas e semestres letivos. A ênfase na formação do professor propriamente dita, compreendendo elementos do processo de ensino-aprendizagem e da interação com os estudantes, foi algo tão impactante quanto essencial para o novo educador matemático.

No Pibid, por exemplo, a gente percebe que, quando o aluno tem dúvida, tem que revisitar um conteúdo. Se ele teve dúvida sobre soma de fração, para a aula e explica. Sem o Pibid, talvez eu não conseguisse perceber na prática. Isso evita que a gente tenha um choque quando entrar na sala para ser professor regente mesmo. É muito interessante, enriquecedor e importante”, comentou Dener, que também participou da Residência Pedagógica, com elementos práticos da atuação do professor, na segunda metade do curso. Nos programas, que têm bolsas da Capes, o IF Sudeste MG conta com a parceria e o apoio de instituições de ensino de Santos Dumont, dos âmbitos municipal e estadual. 

Tinha dificuldade com comunicação. ‘Então, como vou ser professor?’, pensei lá no início, em 2018. Mas o curso me ajudou demais nisso. Além disso, se eu não tivesse feito parte da Residência Pedagógica, um grande choque seria o de tentar administrar uma turma maior, com 30 alunos, por exemplo”, concluiu Dener, que concomitantemente à formação também teve a experiência de lecionar em diversos contextos de sala de aula.

Solenidade simbólica de conclusão de cursos técnicos

Um dia antes da sessão solene de colação de grau, o Campus Santos Dumont também celebrará a formatura de novos profissionais de seis cursos técnicos, em diversas modalidades. A partir das 19h de terça-feira (15 de março), o canal do Campus Santos Dumont no YouTube transmite ao vivo o evento, também on-line. A ocasião marca a conclusão de uma trajetória bem-sucedida de nove turmas, que enfrentaram uma série de desafios especialmente ao longo dos últimos dois anos, em parte condicionados por limitações impostas pela pandemia. Com dedicação e convicção sobre o caminho profissional que escolheram, os formandos superaram as dificuldades e escreveram sua própria história.

Os concluintes do ano letivo de 2021 são dos cursos em Automação Industrial, Eletrotécnica*, Guia de Turismo**, Manutenção de Sistemas Metroferroviários, Mecânica* e Transporte de Cargas (todos com turmas da modalidade concomitante/subsequente ao Ensino Médio).

*Também com formandos da modalidade integrado ao Ensino Médio.

**Também com formandos da modalidade subsequente ao Ensino Médio a distância.

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