Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santos Dumont > Campus Santos Dumont promove ações de conscientização no Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

Estudantes, servidores e colaboradores da unidade se reuniram para conversar sobre inclusão no ambiente escolar
#ParaTodosVerem: mural com várias fotos dos participantes das rodas de conversas.

Em 2005, a partir da Lei nº 11.133, foi instituído o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância de desenvolver meios de inclusão das pessoas com deficiência nos espaços sociais.

Para colocar a data em evidência, na última quinta (21/09), o Campus Santos Dumont do IF Sudeste MG promoveu duas rodas de conversa com o tema "Escuta e diálogo - meios para promover a participação plena e equânime das pessoas com deficiência no ambiente escolar". Além das experiências de vida apresentadas, foram debatidas as necessidades e formas de inclusão das pessoas com deficiência no contexto educacional.

No turno da tarde, estudantes de cursos técnicos, servidores e colaboradores receberam Viena Bernardo, que é surda, acompanhada de sua mãe Sueli Bernardo. Elas compartilharam com os presentes um pouco das vitórias, angústias e aprendizados de quem luta por respeito e inclusão na escola, no mercado de trabalho e nas atividades sociais.

Sueli observou a importância do momento para conscientizar o público sobre a capacidade e o valor das pessoas com deficiência, salientando que todos nós somos diferentes. Ela também destacou a relevância das oportunidades criadas para a inclusão e desenvolvimento dos indivíduos no ambiente escolar, mas pontuou que nós, enquanto sociedade, ainda temos um longo caminho pela frente.

À noite, a roda de conversa ficou por conta dos irmãos Welyson e Wilton, integrantes do grupo musical "Além do Desejo", de Santos Dumont, e foi acompanhada por discentes dos cursos técnicos e de graduação, servidores e colaboradores do campus.

Os irmãos, que são cegos, compartilharam com os presentes a experiência na trajetória escolar desde a infância até a conclusão do ensino médio. Eles contaram sobre os desafios, as adaptações, os aprendizados e a forma como cada um lidou com a situação.

Welyson e Wilton também falaram sobre acessibilidade nos espaços públicos, tecnologia assistiva e as oportunidades de acesso a recursos e serviços que podem proporcionar mais autonomia e qualidade de vida às pessoas com deficiência, ressaltando os entraves econômicos nesse processo. Eles ainda destacaram que momentos como este ajudam no combate ao capacitismo - que é o preconceito social contra pessoas com deficiência -, pois possibilitam que elas falem sobre suas conquistas.

As ações foram realizadas pelo Núcleo de Ações Inclusivas (NAI) do Campus Santos Dumont, coordenado pela servidora Luciana Dornellas, com apoio do projeto de ensino "IF para todo mundo", liderado pela psicóloga Luciana Sarmento, e da Direção-Geral do campus. As atividades fazem parte do calendário anual de Ações Inclusivas e Afirmativas do IF Sudeste MG.