Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santos Dumont > Campus Santos Dumont recebe palestra “Outubro Rosa: mulheres guerreiras” nesta segunda

Mulheres que sobreviveram ao câncer de mama vão conversar com todos os públicos no evento; projeto “Aninha e Mateus, corrente do bem” terá participação especial

Um grupo de mulheres verdadeiramente guerreiras se dedica, há alguns anos, à conscientização da população sobre o câncer de mama na Terra do Pai da Aviação. Uma delas, Sônia Arantes, apresentou ao Campus Santos Dumont do IF Sudeste MG a sugestão de que o evento deste mês de outubro fosse realizado na unidade do Instituto Federal. Assim, na noite desta segunda-feira (24 de outubro), a partir das 19h, o IF receberá a palestra “Outubro Rosa: mulheres guerreiras”, gratuita e aberta a todos os públicos.

A iniciativa, cuja organização também contou com o auxílio da aluna Alessandra Ayres, da Licenciatura em Matemática, trará ao Instituto Federal as experiências de mulheres que sobreviveram ao câncer de mama. Além de compartilhar suas trajetórias, elas também vão falar sobre a campanha Outubro Rosa, movimento internacional para a prevenção e o diagnóstico precoce da doença.

O encontro ainda terá a participação especial do projeto "Aninha e Mateus, corrente do bem". Liderada pela cabeleireira Estefânia de Carvalho, a proposta promove solidariedade por meio do artesanato. Estefânia e colaboradoras voluntárias confeccionam bonecas que, com mensagens de amor, são entregues a pacientes oncológicos. O jornal Tribuna de Minas publicou no fim de 2019 uma reportagem sobre a ação (veja em bit.ly/3DiihT6).

O evento faz parte da programação de atividades do projeto de extensão Campus Saudável: novos tempos, novas rotinas.