Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santos Dumont > Campus Santos Dumont recebe comitiva de Moçambique por parceria no setor ferroviário
conteúdo

Ensino

Campus Santos Dumont recebe comitiva de Moçambique por parceria no setor ferroviário

Profissionais da empresa que administra portos e ferrovias no país terão agenda em Santos Dumont e Juiz de Fora
Foto de estação ferroviária em Moçambique: Maurits Vermeulen (Wikimedia Commons; licença Creative Commons)

Foto de estação ferroviária em Moçambique: Maurits Vermeulen (Wikimedia Commons; licença Creative Commons)

Três representantes da Empresa Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique (EP-CFM) participarão de uma série de atividades no Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG) na próxima semana. Os profissionais da companhia pública que administra os sistemas ferroviário e portuário do país africano vêm ao Brasil especialmente para negociar acordos de colaboração com a graduação em Engenharia Ferroviária e Metroviária e o curso técnico em Manutenção de Sistemas Metroferroviários da unidade de Santos Dumont do Instituto Federal. 

Ao longo de toda a semana, o diretor de Recursos Humanos, Ório Simão Benzane, o responsável pela formação, Assane Rassul Alexandre, e o coordenador de um dos centros de formação da empresa, Daglasse Paulino, cumprirão uma agenda em Juiz de Fora e Santos Dumont. Já na segunda-feira, eles participarão de uma reunião na Reitoria, com a presença do reitor do IF Sudeste MG, professor Charles Okama, do diretor de Relações Internacionais e Interinstitucionais, professor Daniel Augusto de Oliveira, e do coordenador da graduação em Engenharia, professor Philipe Pacheco. 

Na manhã de terça, o grupo conhecerá o Campus Santos Dumont. À tarde, eles farão uma visita ao Museu de Cabangu, Casa Natal de Alberto Santos Dumont. Está prevista para a tarde de quarta-feira, a partir das 14h, uma apresentação deles a alunos e servidores do IF sobre Moçambique e a EP-CFM. Na quinta-feira, acompanhados pelo professor Philipe, os profissionais participarão de uma reunião na MRS Logística. Para sexta está programada mais uma reunião na Reitoria. 

Moçambique, cuja língua oficial é o Português, tem cerca de 28 milhões de habitantes e está situado no sudeste da África. A EP-CFM é responsável pela gestão de mais de três mil quilômetros de malha ferroviária e cinco portos no país, incluindo o da capital Maputo.

registrado em: