Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santos Dumont > Campus Santos Dumont terá curso técnico em Guia de Turismo integrado

Campus Santos Dumont terá curso técnico em Guia de Turismo integrado

Conselho Superior do IF Sudeste MG aprovou na última quinta-feira a criação do curso na nova modalidade
As atividades práticas, em Santos Dumont ou em viagens técnicas obrigatórias, são um elemento marcante do curso técnico em Guia de Turismo

Estudantes que estão concluindo o Ensino Fundamental e gostariam de cursar uma formação técnica integrada ao Ensino Médio no campo das Ciências Humanas serão atendidos pelo Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG). A partir de 2020, o Campus Santos Dumont oferecerá o curso técnico em Guia de Turismo nesta modalidade, possibilitando aos alunos secundaristas um Ensino Médio com o padrão da Rede Federal associado a uma formação que dialoga com diversas disciplinas das Linguagens e das Ciências Sociais, por exemplo. O Conselho Superior do IF Sudeste MG aprovou a criação do curso nesta quinta-feira (11 de julho).

Com o projeto também anteriormente referendado pelos conselhos de Campus (Santos Dumont) e de Ensino, Pesquisa e Extensão (IF Sudeste MG), o curso se junta a Eletrotécnica e Mecânica como os técnicos integrados ao Ensino Médio da unidade. Cada um deles ofertará, para 2020, 30 vagas. Além desta modalidade, presencial, o curso técnico em Guia de Turismo seguirá sendo ofertado a distância para quem já concluiu o Ensino Médio. A formação deixará de existir na modalidade concomitante ou subsequente presencial.

“Temos a perspectiva de oferecer o integrado como elo entre as modalidades, um objeto central do campus”, explicou o diretor-geral da unidade, professor André Diniz, “e isso significa, por exemplo, que, quando abrimos cursos superiores, eles precisam conversar com os integrados. Quando abrimos pós-graduação, pensamos também em formação de professores para o Ensino Médio. O integrado ainda desenvolve metodologias que podem ser aplicadas nos técnicos concomitantes ou subsequentes. Temos a consciência da importância de um curso desta modalidade para a comunidade, por atender a uma demanda dos alunos e transformar vidas”.

Guia de Turismo Integrado.jpg

“A gente vem trabalhando desde 2015 sempre com dois cursos na área industrial. Já havia um desejo, até por conta de uma demanda da comunidade, de oferecer um curso integrado na área de Serviços. Turismo é especial porque permite uma integração – poderemos ter uma experiência muito intensa do que é um curso integrado. O Turismo se integra com línguas – Inglês, Espanhol, Literatura – e interage também com História, Biologia, Educação Física. Então, são muitas possibilidades. Os conselheiros (no Conselho Superior do IF Sudeste MG) até comentaram isso, que é uma experiência a ser exportada para outros campi e outras instituições", completou André.

Coordenadora do curso técnico em Guia de Turismo, a professora Izabel Rodrigues conduziu a construção do projeto da formação na modalidade integrado ao Ensino Médio.

Como fica a oferta de cursos em 2020

Em 2020, o Campus Santos Dumont ofertará dois cursos superiores (Engenharia Ferroviária e Metroviária e Licenciatura em Matemática), seis técnicos concomitantes ou subsequentes (Administração, Automação Industrial, Eletrotécnica, Manutenção de Sistemas Metroferroviários, Mecânica e Transporte de Cargas), um técnico subsequente a distância (Guia de Turismo), os três técnicos integrados mencionados nesta reportagem e uma pós-graduação lato sensu (Práticas Pedagógicas na Educação Contemporânea), além das oportunidades pontuais disponibilizadas por projetos de extensão, por exemplo.

A instituição divulgará, em breve, detalhes relativos ao Processo Seletivo 2020.1, que formará turmas para o primeiro semestre do ano que vem, incluindo as três das formações integradas ao Ensino Médio. Vale registrar que alguns destes cursos serão ofertados apenas para o segundo semestre de 2020.

registrado em: ,