Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santos Dumont > Campus SD promove ações em apoio a mobilização nacional contra violência racista
conteúdo

Geral

Campus SD promove ações em apoio a mobilização nacional contra violência racista

Ciclo de atividades termina com roda de conversa mediada pelo professor de História Jucelio Maria na manhã desta quinta-feira (24/8), às 10h
#pratodosverem: Imagem mostra fachada do Campus Santos Dumont do IF Sudeste MG

#pratodosverem: Imagem mostra fachada do Campus Santos Dumont do IF Sudeste MG

Pessoas de todo o Brasil se juntarão a organizações do movimento negro nesta quinta-feira (24 de agosto) em um ato nacional pelo fim da violência racista. Em Santos Dumont, a unidade do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG) também promoverá, em parceria com o Movimento Negro Unificado (MNU) da cidade, uma mobilização antirracista envolvendo estudantes, servidores e outros interessados.

Nesta quarta (23), um dia antes do ato nacional, a tarde (das 13h às 17h) será dedicada à confecção de cartazes no Campus Santos Dumont do IF. Também haverá uma tribuna livre no espaço de convivência do Bloco 1 para manifestações sobre o tema da mobilização. A partir das 10h de quinta (24), também no Bloco 1 do IF, será a vez de uma roda de conversa sobre as relações entre sociedade e religião, mediada pelo professor de História Jucelio Maria, especialista em História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. As ações são abertas ao público.

As atividades acontecem menos de uma semana depois do assassinato de Maria Bernadete Pacífico, conhecida como Mãe Bernadete, líder do quilombo Pitanga dos Palmares, em Simões Filho (BA). Na noite da última quinta (17), a líder quilombola e ialorixá estava acompanhada de três netos adolescentes quando dois homens invadiram sua casa e a assassinaram com vários tiros.

O homicídio de Mãe Bernadete, somado a outros crimes contra a população negra, intensificou o debate sobre violência racista e intolerância religiosa, temas centrais da roda de conversa na manhã de quinta-feira. A ação no Campus Santos Dumont é coordenada pela professora Aline Loli em parceria com o MNU de Santos Dumont e o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) da unidade do IF.

registrado em: