Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santos Dumont > Campus Santos Dumont oferece curso técnico em Logística já no Processo Seletivo 2021.1

Ensino

Formação é um dos quatro novos cursos de Santos Dumont aprovados pelo Conselho Superior do IF Sudeste MG e já abrirá vagas na próxima seleção de alunos
#pratodosverem: imagem mostra fachada do Campus Santos Dumont do IF Sudeste MG. Aparece um tótem com a logomarca da unidade.

O Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG) já divulgou as primeiras informações relativas a seu Processo Seletivo 2021.1. Realizada ainda em um contexto de pandemia, a seleção terá uma série de novidades, desde inscrições gratuitas até ausência de provas tradicionais. Você pode ler mais aqui. O Campus Santos Dumont, especificamente, também apresenta um fato novo: o curso técnico em Logística, que terá um ano e meio de duração e abrirá 30 vagas para o turno vespertino.

A nova formação, aprovada pelo Conselho Superior do IF Sudeste MG, substitui a oferta do Técnico em Transporte de Cargas. Vale registrar que não há qualquer prejuízo aos alunos de Transporte de Cargas com o curso em andamento. A expectativa é de que a primeira turma de Logística, após concluídas todas as etapas do Processo Seletivo, inicie os estudos em maio de 2021 (por conta da pandemia da Covid-19, o calendário letivo de 2020 será finalizado em abril do ano que vem). Informações mais específicas sobre a seleção serão divulgadas em dezembro, com o lançamento do edital.

Logística, no Campus Santos Dumont, será um curso técnico concomitante ou subsequente. Na primeira oferta, poderão tentar uma vaga aquelas pessoas que, em 2020, já tenham iniciado ou concluído o Ensino Médio. "O técnico em Logística assessora as empresas da área, cuidando (de processos) desde a matéria-prima até o recebimento do produto pelo cliente. Nesse sentido, é um escopo maior do que a atuação do técnico em Transporte de Cargas", explicou o professor Leonardo Ribeiro, presidente da comissão responsável pelo projeto da nova formação, que também realizou uma consulta pública à população sobre a abertura do curso.

Leonardo acrescenta que a mudança foi motivada, entre outros aspectos, pela grande receptividade do mercado de trabalho em relação a profissionais de Logística. "Nós tínhamos há algum tempo percebido essa necessidade de atualizar os conhecimentos trabalhados no curso, por conta de uma questão de aceitação do mercado", relatou o administrador. "Pesquisamos junto às melhores escolas, inclusive outros Institutos Federais, para montar uma grade atual, focada não apenas na empregabilidade e na forma de as empresas operarem, mas também no mundo do trabalho, para que o aluno se torne um profissional independente e um ser humano melhor".

As disciplinas do curso técnico em Logística estão reunidas em dois grandes campos: formações humana e técnica. No primeiro âmbito, os alunos terão acesso a conhecimento em idiomas, comportamento organizacional e metodologia de pesquisa, por exemplo. O futuro técnico em Logística também terá a oportunidade de se capacitar em diferentes áreas da Administração, a exemplo de Materiais, Distribuição e Gestão da Cadeia de Suprimentos.

Mercado de trabalho

Na visão do professor Leonardo Ribeiro, o mercado de trabalho para técnicos em Logística é extremamente promissor. "É uma área que se torna cada vez mais importante nas empresas e no próprio setor público", avaliou Leonardo. "Hoje tudo depende de transportes, com uma grande rede de distribuição de produtos e serviços pelo mundo, facilitada muito pelas Comunicações. Isso é algo inevitável. Então a perspectiva dos formandos é muito boa. A terminologia Logística é conhecida pelo mercado, e vários estudos apontam um crescimento de demanda por esses profissionais".

Cursos de Santos Dumont no Processo Seletivo

Mesmo antes da divulgação do edital, a Direção de Ensino do Campus Santos Dumont já confirma a lista dos cursos da unidade que abrem vagas na próxima seleção:

Graduação

• Licenciatura em Matemática - Noturno, 30 vagas, 4 anos

Técnicos concomitantes ou subsequentes ao Ensino Médio

• Logística - Vespertino, 30 vagas, 1 ano e meio
  • Administração - Noturno, 35 vagas, 1 ano e meio
  • Mecânica - Noturno, 25 vagas, 2 anos

Técnicos integrados ao Ensino Médio

• Eletrotécnica - Integral, 30 vagas, 3 anos
  • Guia de Turismo - Integral, 30 vagas, 3 anos
  • Mecânica - Integral, 30 vagas, 3 anos

Outros cursos de Santos Dumont aprovados no Conselho Superior do IF Sudeste MG

Além do Técnico em Logística, o Campus Santos Dumont teve outros três cursos aprovados recentemente pelo órgão máximo do IF Sudeste MG. Embora ainda não haja uma data definida para a formação das primeiras turmas, é certo que a unidade ofertará mais dois cursos de pós-graduação (Especializações em Multiunidades no Ensino de Ciências Naturais e Matemática e em Sistemas Metroferroviários) e um do Proeja - Programa de Integração da Educação Profissional ao Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Técnico em Infraestrutura Escolar).

registrado em: ,