Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santos Dumont > Com inscrições abertas, seleção do IF Sudeste MG tem cursos técnicos, de graduação e pós-graduação em Santos Dumont

Cadastro é gratuito e pode ser feito pela internet; Processo Seletivo não tem provas tradicionais
Exibir carrossel de imagens #pratodosverem: Imagem mostra equipamentos do Laboratório de Automação do Campus Santos Dumont

Pessoas interessadas em iniciar, em 2021, sua formação em diferentes níveis de educação têm uma oportunidade totalmente gratuita e com inscrições abertas até 8 de agosto: o Processo Seletivo 2021.2 do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG). Com vagas também em Bom Sucesso, Juiz de Fora, Manhuaçu e Rio Pomba para cursos desde o ensino técnico até a pós-graduação (lato e stricto sensu), a seleção abre, no Campus Santos Dumont, 246 vagas para um total de oito formações de quatro modalidades diferentes.

O cadastro deve ser realizado pela internet, em www.ifsudestemg.edu.br/processoseletivo, mas, para os candidatos que precisarem, o campus do Instituto Federal em Santos Dumont também presta atendimento presencial para inscrições: terças e quintas-feiras (dias úteis), das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30, na Rua Técnico Panamá, 45, Quarto Depósito. O uso da máscara é obrigatório para todos os candidatos durante o atendimento presencial.

O acesso aos cursos é sem provas tradicionais: valem notas do 9º ano do Ensino Fundamental (Matemática, Português, História e Geografia) para cursos técnicos, notas do Enem (qualquer edição de 2015 a 2020) para graduação e critérios específicos para pós-graduação (no caso da especialização ofertada em Santos Dumont, análise de uma carta de intenção e do currículo, que devem ser enviados em arquivo único, em formato pdf, durante o próprio ato de inscrição). No caso do preenchimento de notas, elas devem ser comprovadas por documentos como histórico escolar (ou equivalente, como uma declaração da escola) e Boletim do Enem, dependendo da modalidade. Detalhes estão nos editais, também na página da seleção.

Os cursos no Campus Santos Dumont

#pratodosverem: Imagem mostra uma parte do Laboratório de Manutenção Ferroviária no Campus Santos Dumont; estrutura é utilizada por curso técnico e Engenharia.                       Quem deseja ingressar no ensino superior tem uma opção especial na Terra do Pai da Aviação: um dos dois cursos de graduação em Engenharia Ferroviária e Metroviária do país (o outro é ofertado pela Universidade Federal de Santa Catarina). O coordenador da formação, professor Carlos Artur Leal, salienta que o curso "aborda conhecimentos nas áreas de Engenharia Elétrica, Civil e Mecânica aplicados ao setor ferroviário", em crescimento no país a partir da criação e expansão de linhas e da renovação de concessões, como também lembra o docente.

O crescimento do setor ferroviário, aliás, é um fator que pode ser considerado também por quem pretende cursar o ensino técnico. Uma das opções é Manutenção de Sistemas Metroferroviários, com disciplinas teóricas e práticas que vão além da Ferrovia, tendo uma forte qualificação nas áreas de Elétrica e Mecânica. Para quem pretende se profissionalizar especificamente em um destes campos do eixo industrial, há ainda duas tradicionais formações técnicas do Instituto Federal em Santos Dumont: Eletrotécnica e Mecânica.

Dois cursos técnicos criados mais recentemente também estão presentes no Processo Seletivo 2021.2: Automação Industrial habilita seus alunos a trabalhar com o que há de mais moderno na indústria; o técnico em Administração atende à demanda por profissionais capazes de atuar nos diferentes departamentos administrativos de empresas, como os responsáveis pelas finanças, processos logísticos e gestão de recursos humanos. O curso técnico em Guia de Turismo, por sua vez, é o único ofertado a distância pelo Campus Santos Dumont, para quem busca a profissionalização como Guia Regional Minas Gerais / Excursão Nacional, devidamente cadastrado no Ministério do Turismo.

#pratodosverem: Imagem mostra registro de trabalho em grupo na pós-graduação do Campus Santos Dumont.Já a pós-graduação lato sensu em Práticas Pedagógicas na Educação Contemporânea se propõe a refletir sobre as novas demandas que a sociedade atual traz para a Educação como um todo. São debatidas questões como metodologias, projetos, avaliações e outros desafios para quem trabalha (ou tem interesse) na área. "Nosso objetivo é proporcionar formação continuada, em nível de especialização, a profissionais da educação e também a demais pessoas, egressas da graduação, que queiram se qualificar para a atuação profissional no contexto político, social e educacional do mundo contemporâneo", afirmou a coordenadora do curso, professora Patrícia Morais.

Turnos e vagas

Graduação:

• Engenharia Ferroviária e Metroviária, 21 vagas (do Processo Seletivo, além das 9 via Sisu), Integral, 5 anos.

Cursos técnicos concomitantes ao 2º ou 3º ano ou subsequentes:

• Administração, 35 vagas, Noturno, 1 ano e meio;
  • Automação Industrial, 30 vagas, Vespertino, 2 anos;
  • Eletrotécnica, 30 vagas, Noturno, 2 anos;
  • Manutenção de Sistemas Metroferroviários, 35 vagas, Noturno, 2 anos;
  • Mecânica, 25 vagas, Noturno, 2 anos.

Curso técnico subsequente a distância:

• Guia de Turismo, 40 vagas, 1 ano e meio.

Pós-graduação lato sensu:

• Especialização em Práticas Pedagógicas na Educação Contemporânea, Aulas às sextas (noite) e sábados (manhã e tarde), 30 vagas, 1 ano.
registrado em: ,