Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santos Dumont > Com oito cursos em Santos Dumont, seleção do IF Sudeste MG tem inscrições de 5/7 a 8/8

Destaque

Um Processo Seletivo inteiramente gratuito e sem provas tradicionais tem inscrições pela internet de 5 de julho a 8 de agosto
#pratodosverem: Imagem mostra informações: "vem aí Processo Seletivo 2021.2". À direita, aparece o personagem Edu, vestido com roupas de inverno e gorro.

O Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG) inicia seu processo de seleção de novos alunos para o 2º semestre de 2021 na próxima segunda-feira. São mais de 800 vagas em 28 cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação lato stricto sensu, distribuídos por cinco cidades: Bom Sucesso, Juiz de Fora, Manhuaçu, Santos Dumont e Rio Pomba. O Processo Seletivo não terá provas tradicionais (por conta do estágio ainda crítico da pandemia), e as inscrições, de 5 de julho a 8 de agosto, serão gratuitas.

A classificação dos candidatos acontecerá, principalmente, a partir da análise de documentos como histórico escolar e declarações, além de nota do Enem (para graduação) e outras avaliações remotas, no caso dos cursos de pós-graduação. As inscrições devem ser realizadas na Área do Candidato, que pode ser acessada a partir de www.ifsudestemg.edu.br/processoseletivo.

Ainda neste mesmo endereço eletrônico, podem ser encontrados os editais divididos por modalidade, além de detalhes sobre grupos de concorrência e atendimento a pessoas com deficiência. Na página Atendimento ao Candidato, há também telefones e e-mails para sanar dúvidas e endereços dos campi onde os interessados na seleção poderão ser recebidos para se inscrever, excepcionalmente, na forma presencial.

Santos Dumont

O Campus Santos Dumont abre 246 vagas, em oito cursos. São três tipos diferentes de seleção: os seis cursos técnicos consideram as notas obtidas no 9º ano do Ensino Fundamental, que os candidatos indicam e comprovam no sistema de inscrição (com histórico escolar, declaração ou documento equivalente - confira os detalhes no edital); para o curso de graduação (Engenharia Ferroviária e Metroviária), vale a nota de uma edição anterior do Enem: 2015, 2016, 2017, 2018, 2019 ou 2020 (caso tenha feito a prova mais de uma vez, o candidato pode indicar o maior índice obtido).

Já no caso da pós-graduação em Práticas Pedagógicas na Educação Contemporânea, são duas etapas: avaliação da carta de intenção (60 pontos) e análise de currículo (40 pontos). Esses dois documentos deverão ser anexados no ato da inscrição como um arquivo único, obrigatoriamente em formato PDF. As orientações para a redação da carta de intenção estão detalhadas no item 5 do edital específico da Especialização em Práticas Pedagógicas na Educação Contemporânea.

Quem pode fazer cada curso?

Candidatos que já concluíram o Ensino Médio têm a chance de optar, por exemplo, pela única graduação em Engenharia Ferroviária e Metroviária do Sudeste do país. Serão 21 vagas (além de 9 via Sisu) para um curso que, além de formar profissionais para atuação no setor ferroviário, também lhes proporciona a chance de transitar por outros campos da Engenharia, como Mecânica, Elétrica, de Produção, Mecatrônica, Metalúrgica, de Materiais, de Transporte e Logística e de Infraestrutura.

As pessoas que já completaram o Ensino Médio também podem se candidatar ao curso técnico em Guia de Turismo a distância (subsequente ao Ensino Médio, eixo Turismo, Hospitalidade e Lazer), que oferece 40 vagas para quem pretende ser guia profissional, com credenciamento no Cadastur. Podem ainda tentar vaga em um dos cinco cursos técnicos concomitantes ou subsequentes ao Ensino Médio: Administração (eixo Gestão e Negócios), Automação Industrial, Eletrotécnica, Manutenção de Sistemas Metroferroviários e Mecânica (eixo Controle e Processos Industriais).

Todos estes cinco cursos técnicos também são uma oportunidade para estudantes que ainda estão no Ensino Médio, mais especificamente no 2º ou no 3º ano (na época da matrícula). Profissionais que concluíram o Ensino Superior, por sua vez, podem se candidatar a uma vaga em qualquer um dos oito cursos oferecidos pelo Campus Santos Dumont, inclusive a Especialização em Práticas Pedagógicas na Educação Contemporânea, a pós-graduação lato sensu que explora o universo de novas tendências de um ensino conectado com a vida e a sociedade.

Todas as formações

Graduação: Engenharia Ferroviária e Metroviária, 21 vagas (do Processo Seletivo, além das 9 via Sisu), Integral, 5 anos. Cursos técnicos concomitantes/subsequentes: Administração, 35 vagas, Noturno, 1 ano e meio; Automação Industrial, 30 vagas, Vespertino, 2 anos; Eletrotécnica, 30 vagas, Noturno, 2 anos; Manutenção de Sistemas Metroferroviários, 35 vagas, Noturno, 2 anos; Mecânica, 25 vagas, Noturno, 2 anos. Curso técnico subsequente a distância: Guia de Turismo, 40 vagas, 1 ano e meio. Pós-graduação lato sensu: Especialização em Práticas Pedagógicas na Educação Contemporânea, Aulas às sextas (noite) e sábados (manhã e tarde), 30 vagas, 1 ano.

registrado em: ,