Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santos Dumont > Congresso Nacional de Engenharia Ferroviária agrega instituições e compartilha conhecimento

Ensino

Com o tema "Inovação de Norte a Sul", evento foi organizado pelos cursos de Engenharia Ferroviária de UFPA, IF Sudeste MG e UFSC
Exibir carrossel de imagens #pratodosverem: Imagem mostra foto e currículo da técnica em Manutenção de Sistemas Metroferroviários Amanda Carvalho, atualmente graduanda em Odontologia na UFJF.

De 27 a 29 de outubro, o I Congresso Nacional de Engenharia Ferroviária (Conefer) excedeu as expectativas em diferentes aspectos, mas especialmente em alcance e repercussão. Promovido pelos cursos de graduação da Universidade Federal do Pará (Engenharia Ferroviária e Logística), do IF Sudeste MG e da UFSC (Engenharia Ferroviária e Metroviária), o evento obteve, de acordo com os organizadores, média de mais de 700 pessoas acompanhando palestras, sessões técnicas e mesa-redonda simultaneamente durante os três dias.

A realização do Conefer teve papel central dos estudantes das três instituições, conforme publicado pelo site do Campus Santos Dumont em outubro. Os docentes também se envolveram a partir da iniciativa tomada pelos estudantes. Presidida pelo professor Yesid Asaff, da UFSC, a comissão organizadora também contou, além de um grupo de alunos dos três cursos, com coordenadores de um comitê técnico - o professor Paulo Machado, da UFPA - e de um comitê científico - professor Philipe Pacheco, do IF Sudeste MG.

O professor Philipe, aliás, é quem compartilha conosco uma avaliação do evento:

Sobre os objetivos do Conefer: "O evento atingiu seus objetivos, que eram a união entre as instituições, a divulgação das inovações, das informações e conhecimento sobre o setor ferroviário. Tivemos um público presente de mais de 700 pessoas assistindo às atividades, com mais de mil inscrições. Foi um sucesso, e o evento continua disponível no site. Então acreditamos que esse número vai aumentar. Não tivemos nenhum grande problema, as palestras foram de altíssima qualidade, e as apresentações técnicas também foram muito boas".

Sobre o conhecimento compartilhado: "Deu para conhecer um pouco sobre o que está sendo estudado na área pelos alunos e professores. A apresentação dos trabalhos técnicos é também um destaque positivo, pois dá para ver que tem muita gente pesquisando no setor. Também o trabalho desenvolvido pelos alunos de graduação, que já estão ingressando na área e com certeza vão contribuir muito para o crescimento do setor ferroviário no país".

Sobre a motivação dos futuros engenheiros e a repercussão do Conefer: "Para encerrar o evento, uma mesa-redonda sobre o papel do engenheiro ferroviário no desenvolvimento do país foi muito esclarecedora e muito motivadora para que os alunos sigam no setor e comecem suas carreiras. Ficamos muito satisfeitos com o resultado, inclusive com o próprio alcance do evento, que foi surpreendente. Tivemos pessoas assistindo às palestras dos EUA, de países africanos e sul-americanos, da Europa. Foi gratificante levar os nomes das instituições e o conhecimento ferroviário para além do Brasil".

Conhecimento gerado por alunos

Todas as palestras e demais formatos disponibilizados pelo Conefer, que foi totalmente realizado on-line, continuam acessíveis em conefer.wixsite.com/2020. Além da presença de palestrantes internacionais, como o diretor do Birmingham Centre for Railway Research & Education, o britânico Clive Roberts, e de importantes representantes da iniciativa privada e de associações ferroviárias brasileiras, como o vice-presidente-executivo da ANPTrilhos, João Gouveia, estudantes e egressos do IF Sudeste MG e das demais instituições também compartilharam seu conhecimento e os resultados de suas pesquisas.

O técnico em Transporte de Cargas Charles Ribeiro falou sobre eficiência logística e crescimento econômico; a técnica em Manutenção de Sistemas Metroferroviários Amanda Carvalho abordou o descarte irregular de resíduos sólidos na linha férrea em Santos Dumont; o também técnico em Manutenção Pietro Galvond participou de mesa-redonda sobre o papel do engenheiro ferroviário no desenvolvimento do país; o aluno de Engenharia Ferroviária e Metroviária Thiago Mendes tratou do desgaste dos insertos utilizados na fresagem de rodas ferroviárias.

"Assistir aos vídeos disponibilizados na plataforma foi de grande valia para que os participantes pudessem receber o conteúdo em diferentes horários. Destaco a participação dos alunos que estão em projetos de iniciação científica e puderam apresentar os resultados obtidos. E também a diversidade de conteúdo apresentada por palestrantes capacitados, de diversas áreas de atuação, o que mostra as muitas possibilidades de atuação no mercado ferroviário", avaliou o aluno Felipe Almeida, do quarto período de Engenharia Ferroviária e Metroviária do Campus Santos Dumont.