Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santos Dumont > Curso técnico promove live sobre Arte Sacra Mineira no contexto de guiamentos turísticos

Ensino

Encontro será transmitido pelo canal EAD IF Santos Dumont no YouTube e, embora especialmente dedicado aos alunos do curso técnico em Guia de Turismo, é interessante para todos os públicos
#pratodosverem: Imagem mostra peça de divulgação do evento "Arte Sacra Mineira: uma abordagem prática para Guia de Turismo". Aparecem fotos dos três convidados, o padre Eder Luiz Pereira, o historiador Carlos Oliveira e o turismólogo e guia de turismo Thiago Bicalho. São indicados a data, o horário - terça-feira, 2 de fevereiro, a partir das 19h - e o local de transmissão, que será o canal "EAD IF Santos Dumont" no YouTube.

A rotina de profissionais que atuam em guiamentos turísticos em Minas Gerais tem como uma de suas principais exigências o conhecimento sobre a Arte Sacra, a produção artística que é aplicada ao culto sagrado, presente em basílicas, santuários, catedrais e igrejas históricas do estado. Nesse contexto, o curso técnico em Guia de Turismo do Campus Santos Dumont realizará um encontro on-line na próxima terça-feira, 2 de fevereiro, a partir das 19h, para enriquecer o conhecimento dos futuros profissionais e também para oferecer informações e curiosidades a todos os públicos que se interessam pelo tema.

A conversa "Arte Sacra Mineira: uma abordagem prática para Guias de Turismo", mediada pela coordenadora da formação na unidade do IF Sudeste MG, professora Izabel Rodrigues, terá três convidados especiais: o Padre Eder Luiz Pereira, da Paróquia São Miguel e Almas (Santos Dumont), o historiador e diretor do Museu de Arte Sacra de Ouro Preto, Carlos Oliveira, e o turismólogo e guia de turismo Thiago Bicalho, que atua em Belo Horizonte e região.

O evento será transmitido ao vivo pelo canal "EAD IF Santos Dumont" no YouTube. Você acompanha nesta terça, a partir das 19h, por este link.

Você pode participar também enviando perguntas aos convidados. Clique aqui.

Do ponto de vista dos futuros profissionais, o encontro abordará questões como as estruturas, celebrações e manifestações religiosas, além da História da Arte e do contexto histórico das comunidades do entorno das igrejas. Tudo para ser compartilhado com os turistas por meio das técnicas adequadas de comunicação, que também serão assunto na conversa.

Para o público em geral, o bate-papo será interessante até pela relevância das igrejas e da religiosidade não meramente como experiência pessoal, mas como um elemento marcante da cultura mineira. O município de Ouro Preto, por exemplo, conta com mais de 130 igrejas e capelas de valor histórico. Cidades como Tiradentes, São João del-Rei e Congonhas, além de outras sem o merecido reconhecimento, também guardam um rico acervo de Arte Sacra e têm em seu calendário eventos e manifestações que mobilizam dezenas de milhares de pessoas.

registrado em: ,