Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santos Dumont > Dedicada às turmas da Licenciatura, Semana da Matemática 2021 debate ensino da disciplina

Com programação diversa de atividades on-line, evento acontece de 18 a 22 de outubro
#pratodosverem: Imagem mostra evento da Licenciatura em Matemática realizado em 2019 no Campus Santos Dumont. Três estudantes do curso apresentam um jogo didático à professora Francilene Barbosa.

As quatro turmas da Licenciatura em Matemática do Campus Santos Dumont do IF Sudeste MG terão a oportunidade de debater e refletir sobre o ensino da disciplina a partir de uma série de atividades na próxima semana. De 18 a 22 de outubro, a Semana da Matemática 2021 reserva aos alunos uma programação rica, com ações diversas que serão realizadas por meios digitais (Google Meet e YouTube).

Os eventos aprofundam as possibilidades que se abrem aos professores de Matemática, como o trabalho com aspectos lúdicos para facilitar a construção do conhecimento ao lado dos estudantes, o aplicativo livre GeoGebra (que combina elementos de Geometria e Álgebra) e a Etnomatemática, que relaciona a disciplina aos diferentes contextos culturais em que ela é aplicada. As experiências práticas também estarão no centro das discussões, com apresentações sobre o desenvolvimento do ensino remoto em escolas estaduais de Santos Dumont durante a pandemia e a importância dos diversos projetos de ensino, pesquisa e extensão que contam com a participação dos estudantes da Licenciatura.

Confira a programação completa:

Segunda, 18/10, das 19h às 21h: YouTube Licenciatura em Matemática - IF Sudeste MG SD

Palestra: "Ensino lúdico da Matemática"

• Daniela Mendes, docente da Faculdade de Formação de Professores da UERJ e da Rede Estadual do Rio de Janeiro

Terça, 19/10, das 19h às 21h: YouTube Licenciatura em Matemática - IF Sudeste MG SD

Palestra: "O ensino da Matemática com o GeoGebra"

• Guilherme Ferreira, professor do curso de GeoGebra desde a 2ª edição e da Secretaria Municipal de Educação de Praia Grande (SP)
  • William Vieira, professor da Unemat, Campus Barra do Bugres (MT)

Quarta, 20/10, das 19h às 21h: Google Meet (link será compartilhado pelo WhatsApp)

Mesa-redonda: "O ensino remoto nas escolas de Santos Dumont”

• Jeferson Oliveira, professor da E. E. Engenheiro Henrique Dumont
  • Fluvio Silva, professor da E. E. Cornélia Ferreira Ladeira