Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santos Dumont > Dez turmas são homenageadas em solenidade de formatura no Campus Santos Dumont
conteúdo

Ensino

Dez turmas são homenageadas em solenidade de formatura no Campus Santos Dumont

Primeira turma do curso técnico em Guia de Turismo a distância conclui formação no IF
#pratodosverem: Imagem mostra entrada de formandas para a solenidade simbólica no Campus Santos Dumont

#pratodosverem: Imagem mostra entrada de formandas para a solenidade simbólica no Campus Santos Dumont

Acesse nossa página no Facebook para conferir mais fotos.

Foi especial. Pela primeira vez em sua história de quase uma década, o Campus Santos Dumont do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG) recebeu a solenidade simbólica de formatura de seus estudantes. Na noite de quarta-feira (11 de dezembro), dez turmas de cinco cursos técnicos – Eletrotécnica, Guia de Turismo, Manutenção de Sistemas Metroferroviários, Mecânica e Transporte de Cargas – foram homenageadas pela instituição. 

O reitor do IF, professor Charles Okama, compareceu à solenidade e destacou a transformação do Campus Santos Dumont em infraestrutura e serviços ofertados ao longo dos últimos anos. Essa evolução é simbolizada pela realização, em Santos Dumont, de três eventos do IF Sudeste MG que envolveram todos os campi neste ano: a comemoração dos 10 anos da Rede Federal, o V Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão (Simepe) e o VIII Seminário de Internacionalização. 

O diretor-geral do Campus Santos Dumont, professor André Diniz, destacou a satisfação que é, a cada dia, pisar no que chamou de “solo sagrado”, em referência a tudo que já foi construído pelo Instituto Federal e especialmente pelas instituições que o antecederam em quase oito décadas de Ensino Profissional na cidade. O diretor de Desenvolvimento Educacional, Benedito Carvalho, e o paraninfo de todas as turmas, professor Marcus Vinícius de Paiva, salientaram a evolução dos concluintes, tanto pelo conhecimento construído quanto por visão de mundo, ao longo dos anos em que estiveram no IF. 

Antes de uma surpresa para a turma, quando cantou uma música composta por ela especialmente para a formatura, a oradora Hillary Soares, do técnico em Manutenção de Sistemas Metroferroviários integrado, fez um discurso emocionado sobre uma outra percepção daquele momento, muito além da ideia da conclusão de uma etapa da educação ou da formação profissional. “Hoje é também um dia de despedidas. Talvez amanhã ainda nos falemos, mas e daqui a uma semana? Ou quem sabe daqui a um mês. Será que nos reconheceremos daqui a dez anos? Pois é, a vida nos separa, mas as memórias permanecem, e os bons momentos que passamos juntos não nos abandonam”, refletiu. 

As turmas também homenagearam professores: Vicente Almeida Júnior (duas turmas de Mecânica), Débora Kirchmair (duas de Transporte de Cargas), Luciano Biazutti, José Henrique Chaves, Marcus Vinícius de Paiva (todos por turmas de Manutenção de Sistemas Metroferroviários), Flávia Calvano, Izabel Rodrigues (turmas de Guia de Turismo) e Leandro Rezende (Eletrotécnica) entregaram os certificados simbólicos aos formandos. 

Primeira turma de Guia de Turismo EAD

A formatura de ontem foi a primeira dedicada também a concluintes do curso técnico em Guia de Turismo a distância. A novidade do Campus Santos Dumont oferece especialmente a profissionais do Turismo em Minas Gerais – mas também a quem deseja iniciar sua trajetória na área – a chance de uma qualificação formal e gratuita como guias, obrigatória para a condução e orientação de grupos de turistas. Na próxima semana, a turma fará uma viagem técnica a Curitiba, no Paraná, para cumprir uma das últimas exigências legais para a obtenção da carteira profissional do Ministério do Turismo. 

Responsável por uma agência de São João del-Rei, Jadir Jânio da Silva foi um dos concluintes que participaram da solenidade na quarta-feira. “Eu queria e precisava muito fazer o curso”, revelou, “mas, enquanto ele não era oferecido a distância (o do IF Sudeste MG é o único curso técnico em Guia de Turismo gratuito do estado), não havia sido possível. Agregou muito. Aprendemos novas técnicas de condução de turistas. Abriu um leque de conhecimento muito importante para o exercício dessa atividade”. 

Também temos grande expectativa para essa viagem a Curitiba. Vamos na segunda e retornamos na quarta-feira. Será uma nova experiência, vamos adquirir novos conhecimentos durante a viagem (que inclui procedimentos em aeroporto)”, completou Jadir. 

Diversas possibilidades

Concluinte do técnico em Manutenção de Sistemas Metroferroviários integrado ao Ensino Médio, Ana Lídia Coelho contou que sua principal motivação para vir ao IF era a preparação para o Ensino Superior. “Aprendi a lidar com meu tempo, não deixar (as obrigações) para a última hora. Percebi que, sem uma boa base, um bom Ensino Médio, seria muito difícil continuar os estudos. Apesar de serem muitas disciplinas (com a associação entre as disciplinas obrigatórias e a área técnica), o Ensino Médio da Rede Federal é muito bom”, avaliou a formanda. 

Ainda que queira seguir os estudos em outra área, Ana Lídia também se aprofundou no segmento ferroviário. Ela já apresentou com sucesso, na última sexta-feira, seu Trabalho de Conclusão de Curso, em que tratou dos sistemas de frenagem em veículos de cargas e de passageiros. A trajetória dela ajuda a explicar como um curso técnico integrado – já é o terceiro grupo de alunos que o Campus Santos Dumont forma nessa modalidade – abre diversas possibilidades. 

E não é sequer necessário ir além da família dela para encontrar outro exemplo: seu irmão, Pedro, formou-se também em Manutenção de Sistemas Metroferroviários integrado ao Ensino Médio há um ano. Ele faz estágio na área de Eletromecânica (essencialmente, a mesma do curso) em uma empresa multinacional em Juiz de Fora e já está cursando Engenharia Elétrica. É por isso que a proposta do IF é abrir portas e caminhos, sem restringir o futuro dos profissionais.

registrado em: ,