Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santos Dumont > Direção apresenta projeção de carga horária a professores
conteúdo

Geral

Direção apresenta projeção de carga horária a professores

Planejamento permite a proposição de novos cursos no IF para os próximos anos
#pratodosverem: Imagem mostra diretor-geral do Campus Santos Dumont, professor André Diniz, conversando com docentes no Auditório

#pratodosverem: Imagem mostra diretor-geral do Campus Santos Dumont, professor André Diniz, conversando com docentes no Auditório

O período letivo no Campus Santos Dumont começa apenas na próxima semana, mas os professores já retornaram ao trabalho. Entre diversas reuniões pedagógicas, para o planejamento dos próximos meses de aula, o corpo docente da instituição também acompanhou na tarde de ontem (6 de fevereiro) a apresentação da projeção da carga horária docente. Esse planejamento determina qual proporção das 40 horas semanais da jornada de trabalho será dedicada a aulas (os docentes têm outras atribuições, como atuação em pesquisa, extensão, projetos de ensino ou mesmo funções administrativas). 

Em diálogo com os coordenadores dos cursos e o diretor de Ensino, Benedito Carvalho, o diretor-geral do Campus Santos Dumont, professor André Diniz, fechou o planejamento na última segunda-feira e o apresentou ontem ao corpo docente. A avaliação da instituição é de que, idealmente, cada professor ministraria 16 aulas por semana. Esse número, ao mesmo tempo em que não sobrecarrega os servidores, permite à instituição continuar seu processo de expansão de oferta de cursos. 

“A gente sempre trabalhou nessa perspectiva de um planejamento bem eficiente”, explicou o professor André, “para fazer a instituição crescer sem ocasionar uma sobrecarga de trabalho para os docentes. No ano passado nós fizemos essa projeção, e ela indica alguns pontos importantes para a gente. A partir dela, nós definimos quais cursos nós poderíamos propor para tramitação neste ano e implementação em 2021. Então, apresentamos a projeção com esses cursos, indicando também o caminho para formações que vamos propor para os próximos anos”. 

O Campus Santos Dumont propõe já para 2021 (com tramitação nos conselhos em 2020) três formações: curso técnico em Infraestrutura Escolar (Proeja) e os cursos de pós-graduação em Engenharia Ferroviária e Metroviária e Ensino de Ciências e Matemática na Educação Básica. 

Mudança nos cursos técnicos integrados

Uma das novidades deste período letivo será a divisão em trimestres, não mais em bimestres, das avaliações e notas dos estudantes dos cursos técnicos integrados. Você pode conferir as datas no Calendário Acadêmico.

registrado em: