Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santos Dumont > Em aula inaugural, Campus Santos Dumont recebe ingressantes de 2024

Em aula inaugural, Campus Santos Dumont recebe ingressantes de 2024

A primeira atividade dos novos estudantes foi dedicada à apresentação do IF Sudeste MG e a uma reflexão sobre a presença feminina em carreiras técnicas industriais e nas engenharias
#pratodosverem: Imagem mostra estudantes e mesa de honra da aula inaugural do Campus Santos Dumont no período letivo 2024.1.

Novos estudantes dos cursos técnicos em Eletrotécnica, Guia de Turismo, Mecânica (integrados), Manutenção de Sistemas Metroferroviários e Logística (concomitantes/subsequentes) e da Licenciatura em Matemática iniciaram na noite de segunda-feira (19/2) a trajetória no Campus Santos Dumont do IF Sudeste MG. Dedicada à apresentação da instituição e à temática da presença feminina em carreiras técnicas industriais e nas engenharias, a aula inaugural de 2024.1 foi mediada pelo diretor-geral da unidade, Benedito Carvalho.

Além de Benedito, a mesa de honra da solenidade contou com a pró-reitora de Desenvolvimento Institucional do IF Sudeste MG, Raquel Fernandes (representando o reitor, professor André Diniz), a nova diretora de Ensino do Campus Santos Dumont, professora Antônia Barbosa, e a engenheira mecânica Raquel Muylaert, servidora da Transpetro que, a convite da Direção-Geral, ministrou a palestra “Uma engenheira mecânica na área industrial”.

As palavras de Raquel inspiram meninas e mulheres que têm interesse no universo da indústria e das engenharias. A profissional relembrou o caminho percorrido desde o despertar da vocação até a aprovação no concurso da Transpetro. Ela atua em manutenção corretiva, preventiva e preditiva, ajudando a garantir segurança e eficiência nas operações de armazenamento e movimentação de petróleo e seus derivados, gás natural e biocombustíveis, pelas quais a empresa subsidiária da Petrobras é responsável.

Ela lidera ainda o desenvolvimento do Meninas na Área, um projeto educacional da Transpetro que incentivará a presença feminina em carreiras técnicas industriais e nas engenharias.

A aula inaugural também foi uma oportunidade para os novos alunos conhecerem profissionais do setor de Assistência Estudantil e particularmente do Núcleo de Ações Inclusivas, além dos coordenadores de alguns dos cursos da instituição.

A Semana de Acolhimento segue até sexta-feira, com atividades específicas de cada formação.