Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santos Dumont > Em aula inaugural, Campus Santos Dumont recebe novos estudantes

Em aula inaugural, Campus Santos Dumont recebe novos estudantes

Engenharia Ferroviária e Metroviária e cursos técnicos já têm novas turmas

A última sexta-feira (26 de julho) foi um dia especial para os novos alunos de cursos técnicos e de graduação do Campus Santos Dumont. Recém-classificadas no Processo Seletivo do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG), turmas de cinco formações foram recebidas com uma série de ações para apresentar a instituição, tanto do ponto de vista estrutural quanto no que diz respeito a oportunidades, direitos e deveres.

A aula inaugural unificada foi realizada na noite de sexta. O diretor-geral em exercício (professor Maycoln Oliveira), os diretores de Ensino (Benedito Carvalho) e Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (professor Márcio Delgado) e a coordenadora de Ensino (professora Flávia Calvano) trataram da importância e do alcance dos Institutos Federais como emancipadores de muitas vidas por meio da Educação Pública e transmitiram informações gerais aos alunos.

Em seguida, todos os estudantes dos cursos técnicos foram apresentados a seus cursos por coordenadores e outros professores das formações que terão pelos próximos dois anos (Eletrotécnica, Mecânica e Automação Industrial) ou 18 meses (Administração). Na segunda-feira (29), os novos alunos iniciam o semestre letivo 2019.2.

Programação especial da Engenharia Ferroviária e Metroviária

8.JPGA Engenharia Ferroviária e Metroviária contou com atividades especiais na sexta-feira. A programação começou no início da tarde, com uma palestra do coordenador do curso, professor Philipe Pacheco. Ele falou sobre os dez semestres letivos, a associação entre as Engenharias Mecânica, Elétrica e Civil na grade curricular, o papel dos engenheiros na sociedade e a excepcionalidade do curso, que no Brasil, além do Campus Santos Dumont, é oferecido apenas pelo Centro Tecnológico de Joinville da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

A recepção continuou com a conversa entre os calouros e os estudantes do terceiro período, que falaram sobre os estágios iniciais do curso, as oportunidades que a instituição e a Engenharia Ferroviária e Metroviária abrem e como lidar com as dificuldades que podem aparecer. Após a aula inaugural unificada, já à noite, os futuros engenheiros tiveram a chance de refletir sobre o que pode fazê-los trilhar um caminho de sucesso profissional.

O ciclista e fotógrafo Beto Ambrosio, autor do livro "Fé Latina - Uma volta de bicicleta pela América Latina", ministrou aos calouros – e também a vários veteranos e servidores presentes – a palestra “Seu sonho pede coragem”. Com o relato de sua viagem de mais de 25 mil quilômetros e quase três anos sobre uma bicicleta ao redor da América Latina, Beto mostrou que a realização de um objetivo envolve muito mais do que a capacidade técnica de executá-lo, uma mensagem que certamente os novos alunos guardarão pelos próximos cinco anos e também em suas vidas como bacharéis em Engenharia Ferroviária e Metroviária.