Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santos Dumont > Campus Santos Dumont recebe Tiago Guimarães para conversa músico-literária
conteúdo

Geral

Campus Santos Dumont recebe Tiago Guimarães para conversa músico-literária

Tiago escreveu um dos textos de “Contos da Cidade de Santos Dumont II” e compartilhou experiências e pontos de vista com estudantes
#pratodosverem: Imagem mostra músico Tiago Guimarães e diretor-geral Benedito Carvalho conversando. Tiago fala ao microfone. Eles estão sentados a uma mesa com exemplares da revista Abaquar e do livro "Contos da Cidade de Santos Dumont II".

#pratodosverem: Imagem mostra músico Tiago Guimarães e diretor-geral Benedito Carvalho conversando. Tiago fala ao microfone. Eles estão sentados a uma mesa com exemplares da revista Abaquar e do livro "Contos da Cidade de Santos Dumont II".

O saxofone garantiu a trilha sonora da tarde de ontem (28) no Auditório do Campus Santos Dumont do IF Sudeste MG. O músico, educador e incentivador cultural Tiago Guimarães foi o convidado da série “Em contos com o autor”, ligada ao projeto de ensino ReaderMaker, da Biblioteca Acyr Loureiro Lima. Autor de um dos textos do livro “Contos da Cidade de Santos Dumont II”, de Fernanda Pittella e amigos, Tiago conduziu uma conversa interativa e inspiradora com dezenas de estudantes do IF. 

Com a mediação do diretor-geral do Campus Santos Dumont, Benedito Carvalho, Tiago apresentou o conto “O andarilho e o músico”, que mostra a redescoberta da relação com a arte – e particularmente com a música e o saxofone – por meio do relato de uma conversa entre os protagonistas da história. O texto foi lido em voz alta por sete alunos do IF, com comentários do autor. A reflexão central do conto indica que o artista se encontra a partir do momento em que deixa de tentar impressionar as outras pessoas e decide olhar para si mesmo: a arte vem de dentro. 

“Não me considero um saxofonista, mas um músico que toca saxofone. O instrumento é exatamente o que o nome sugere: somente um instrumento. Para mim a música é uma expressão da vida. Em relação à caneta, é a mesma coisa: não me considero um escritor. A Fernanda (Pittella) me convidou a escrever um conto sobre a cidade de Santos Dumont, e eu aceitei. Precisamos ser abertos a tudo, porque a certeza envelhece”, refletiu Tiago durante o evento. 

O músico também respondeu a várias dúvidas dos estudantes. Em sua visão, as pessoas devem ter uma “raiz”, como ele tem a música, mas podem desenvolver várias outras atividades e habilidades, como “os galhos de uma árvore”. É o caso de Tiago, idealizador da empresa de comunicação cultural Abaquar Cult, da Ação em Movimentos Artísticos de Santos Dumont (AMA-SD) e de uma série de outros projetos culturais na cidade. 

Em sorteio na parte final do evento, estudantes do Campus Santos Dumont ganharam edições da revista impressa Abaquar e um exemplar do livro “Contos da Cidade de Santos Dumont II”. Uma parceria entre Tiago e Guilherme Silveira (professor de Biologia do Campus Santos Dumont e também músico) encerrou o encontro ao som de Let it be (The Beatles) no saxofone e no teclado.

O projeto ReaderMaker é coordenado pela bibliotecária Aline Franco e tem como bolsista a aluna Karolainy Venâncio. A estudante Priscila Neto é colaboradora voluntária da proposta.

registrado em: