Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santos Dumont > Encontro nesta quarta tira dúvidas de alunos do Campus SD sobre acesso à graduação no IF Sudeste MG

Ideia é apresentar oportunidades em cursos superiores de diferentes unidades do IF Sudeste MG e promover uma troca de experiências envolvendo alunos e ex-alunos do Campus Santos Dumont, atualmente na graduação
#pratodosverem: Imagem mostra grupo de alunos de Engenharia Ferroviária e Metroviária durante aula prática do curso superior do Campus Santos Dumont

Você é estudante do Campus Santos Dumont e pretende ingressar em um curso superior em 2021? Então, temos o evento perfeito para sua noite de quarta-feira, 10 de março: a partir das 19h, no Google Meet (sala meet.google.com/tow-tbnz-dgv), o bate-papo "GraduAção: o caminho até os cursos superiores do IF Sudeste MG" tratará das oportunidades oferecidas pelo próprio Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais, que só no primeiro semestre letivo do ano abre turmas para 38 cursos de graduação em oito unidades diferentes: Santos Dumont, Barbacena, Bom Sucesso, Juiz de Fora, Manhuaçu, Muriaé, Rio Pomba e São João del-Rei.

A conversa com os alunos será dedicada a diversos aspectos que envolvem o ingresso em um desses cursos. Inicialmente, um grupo de servidores do Campus Santos Dumont falará sobre o Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que, em função do modelo do Processo Seletivo 2021.1, é a via obrigatória de acesso a todos os cursos de graduação do IF Sudeste MG para aqueles estudantes que estão concluindo agora o Ensino Médio. Outros assuntos, como documentação para uma eventual matrícula e o edital de vagas remanescentes, também fazem parte da pauta.

Você acessa aqui o edital dos cursos de graduação no Processo Seletivo 2021.1 (todos eles reservam 30% de suas vagas para o Sistema de Seleção Unificada, em que todos os candidatos utilizam as notas obtidas no Enem 2020). Aqui há uma relação completa dos cursos de graduação do IF Sudeste MG - os que não abrem vagas no primeiro semestre tendem a ofertá-las no segundo semestre letivo do ano (Processo Seletivo 2021.2 e SiSU 2).

Outro momento muito importante do encontro será protagonizado por ex-alunos de cursos técnicos do Campus Santos Dumont do IF Sudeste MG, atualmente na graduação do IF Sudeste MG. Caberá a eles a tarefa de apresentar questões muito práticas que envolvem a jornada de um estudante de graduação no Instituto Federal. Algumas delas são as despesas financeiras, o desafio de conciliar estudo e trabalho, as infinitas oportunidades que aparecem durante o curso, os projetos de ensino, pesquisa e extensão e a estrutura que os campi da instituição oferecem.

Os convidados especiais são os alunos Pablo Almeida, de Ciência da Computação (Campus Rio Pomba), Leonardo Almeida, da Engenharia Mecatrônica, Cíntia Mendes, da Engenharia Metalúrgica (ambos do Campus Juiz de Fora), e os seguintes estudantes de graduação do Campus Santos Dumont: Stephany Carvalho, da Engenharia Ferroviária e Metroviária, e João Vitor Martins, da Licenciatura em Matemática.

registrado em: ,