Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santos Dumont > Equipe de estudantes do IF Sudeste MG apresenta robô em competição nacional

Equipe de estudantes do IF Sudeste MG apresenta robô em competição nacional

Time SaveBotcs, composto por três alunos do curso técnico em Eletrotécnica, participou da etapa nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica
#pratodosverem: Imagem mostra alunos João Pedro, Dyego e Nicolle, do curso técnico em Eletrotécnica, apresentando o robô Walter 14. Eles estão em pé, de máscara, em frente ao robô, apresentado pelo Dyego. Atrás deles, há um cartaz com logomarcas do Instituto Federal, do robô Walter 14 e da equipe SaveBotcs.

A equipe SaveBotcs, formada pelos alunos do IF Sudeste MG Nicolle Dias, Dyego Souza e João Pedro Vigilato, participou na manhã de hoje (11 de novembro) da etapa nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica. Em transmissão ao vivo no YouTube pelo canal da OBR, os três estudantes do 3º ano curso técnico em Eletrotécnica integrado ao Ensino Médio, classificados inicialmente na fase regional, apresentaram o robô construído por eles: o Walter 14.

Na OBR, o time faz parte da categoria Programação Nível II. No vídeo gravado pelos estudantes, os alunos detalharam todo o processo de construção e programação do robô, explicando, por exemplo, como o ambiente influencia a calibragem do equipamento. Eles também relataram como criaram as rotinas para que o robô percorresse uma linha reta ou fizesse uma curva, por exemplo. O Walter 14 foi programado a partir da plataforma Arduíno.

Durante a apresentação, Dyego avaliou que "a proposta de construção de um robô para a OBR foi muito interessante e que o resultado final foi bastante satisfatório. Mesmo com toda a interferência no desenvolvimento, por conta da pandemia da Covid-19, conseguimos alcançar o objetivo do projeto". Após a apresentação do vídeo, os três alunos foram entrevistados pelos avaliadores da OBR.

De acordo com Dyego, a escolha do nome da equipe (SaveBotcs) foi motivada pela proposta inicial da competição (alterada a partir da pandemia), que era a criação de um robô para salvar vidas. Já o Walter 14 é uma homenagem a William Grey Walter, pioneiro em construção de robôs autônomos, e também a Alberto Santos Dumont e seu 14-bis, primeiro avião mais pesado do que o ar a decolar por seus próprios meios. Este trabalho da SaveBotcs é resultado do projeto de pesquisa "Desenvolvimento de um robô para competições de robótica", que tem como o orientador o professor Luciano Gonçalves e como coorientador o professor Wesley Maciel.

É impossível deixar de registrar que muitos servidores do Campus Santos Dumont acompanharam a transmissão. Já no bate-papo ao vivo, todos parabenizaram a equipe pelo projeto e pela clareza e a cortesia com que conduziram a apresentação. A premiação da etapa nacional da OBR será realizada neste sábado, 14 de novembro.

registrado em: ,