Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santos Dumont > Equipe do IF inicia projeto para desenvolver sistema de automatização de reanimador

Pesquisa

Três professores e três alunos do Campus Santos Dumont e uma colaboradora externa fazem parte do time
#pratodosverem: Imagem mostra professores e alunos do IF e colaboradora externa do projeto no Laboratório de Instalações e Medidas Elétricas do Campus Santos Dumont. Sobre uma das bancadas, há um reanimador manual.

Um dos projetos do Campus Santos Dumont do IF Sudeste MG no enfrentamento à Covid-19 pretende apoiar o primeiro atendimento a pacientes no Hospital de Misericórdia da cidade. A ideia é desenvolver um sistema para automatizar o bombeamento do reanimador manual (ou "ambu", como é mais conhecido), equipamento que oferece ventilação artificial, em casos de emergência, a pessoas com insuficiência respiratória. A primeira reunião, para planejamento de ações, foi realizada na sexta-feira, 5 de junho, no Laboratório de Instalações e Medidas Elétricas da unidade do Instituto Federal.

A equipe decidiu confeccionar um protótipo em MDF (material derivado da madeira) para os testes iniciais. O passo seguinte será o desenvolvimento de um produto em acrílico, baseado no protótipo, para os testes finais e, em caso de aprovação, implementação no atendimento aos pacientes no Hospital de Misericórdia de Santos Dumont.

Os alunos bolsistas vão elaborar, em softwares, os desenhos das peças mecânicas e da estrutura física do protótipo e de seu suporte, além do esquema elétrico para ligação e acionamento de motor. Esses desenhos serão apresentados na próxima reunião do projeto, que será virtual, em 24 de junho. O encontro a distância também definirá as escalas do trabalho presencial para construção do protótipo, nos laboratórios do Instituto Federal.

O sistema, quando desenvolvido e devidamente testado e aprovado, dispensará o profissional de Saúde do bombeamento manual do ambu, liberando-o para segurar apenas a máscara junto ao rosto do paciente. Como se trata de um projeto aplicado, ele conta com uma colaboradora externa: a técnica em Enfermagem Elaine Belchior, que já compareceu à reunião no IF e, no momento oportuno, acompanhará a aplicação e a viabilidade do sistema.

Além dela, fazem parte da equipe os professores Luciano Gonçalves (coordenador), Luciano Biazutti e José Henrique Chaves e os alunos bolsistas Larissa Duarte (graduação), João Vitor Oliveira e Jonathan Trovato (cursos técnicos).