Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santos Dumont > Servidores do Campus Santos Dumont participam de mesa-redonda sobre saúde mental e cuidado coletivo
conteúdo

Geral

Servidores do Campus Santos Dumont participam de mesa-redonda sobre saúde mental e cuidado coletivo

Ação foi conduzida pelo professor Celso Tondin, do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São João del-Rei
#ParaTodosVerem: Imagem com os participantes da ação. Todos e todas estão de pé, posando para a foto na sala de aula.

#ParaTodosVerem: Imagem com os participantes da ação. Todos e todas estão de pé, posando para a foto na sala de aula.

Servidores e colaboradores do Campus Santos Dumont participaram na última quinta-feira, 31/08, da roda de conversa "Processo de escolarização e saúde mental como cuidado coletivo", realizada pela Direção-Geral e o projeto "Campus Saudável", coordenado pela servidora Luciana Sarmento. 

A ação, conduzida pelo professor Dr. Celso Tondin, que atua no Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São João del-Rei, propôs uma reflexão sobre a saúde mental e o bem-estar na escola. Para tanto, foi realizada uma dinâmica com os presentes buscando abordar atividades cotidianas com o objetivo de demonstrar como nossas relações são pontos de afetos mútuos.  

O professor Celso Tondin destacou a importância de nos observarmos e respeitarmos nossos limites para que possamos estar em condições de acolher e, sempre que possível, auxiliar uns aos outros. Para o servidor Cristiano Juvenal, coordenador de Gestão de Pessoas, a ação foi um momento importante de reflexão sobre a saúde mental tanto para servidores quanto para estudantes. “E também para trazer esse olhar para a gestão. Para saber que quem está na posição de liderança de uma unidade escolar também precisa ter qualidade de vida”, comentou Cristiano. 

Juvenal também observou que a atividade ajudou a entender o quão importante é a escuta, pois é a partir dela que podemos ter consciência das situações e buscar formas de contribuir para o bem-estar de quem está no ambiente escolar. Isso ajuda a todos e todas a desempenhar da melhor forma suas atribuições e objetivos. “É importante pensar a qualidade de vida e saúde mental de forma preventiva”, afirmou Cristiano.  

O projeto busca oferecer à comunidade acadêmica ações que incentivam práticas saudáveis, especialmente entre servidores e colaboradores, no âmbito do bem-estar físico e mental.

registrado em: