Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santos Dumont > Estudantes de cursos ferroviários acompanham apresentação sobre fabricação de peças para via permanente

Equipe da empresa Lanfranco AMSUD conversou com alunos do Campus Santos Dumont sobre elementos de fixação utilizados na ferrovia
#pratodosverem: Imagem mostra palestrantes Fábio Resin e Raphael Macedo (Lanfranco AMSUD).

Alunos da Engenharia Ferroviária e Metroviária e do curso técnico em Manutenção de Sistemas Metroferroviários acompanharam na noite de ontem (22) uma apresentação sobre fabricação de peças para via permanente. Ela foi conduzida pelo estudante de Engenharia Ferroviária e Metroviária Raphael Macedo, estagiário e colaborador da empresa Lanfranco AMSUD, e pelo engenheiro de vendas Fábio Resin, que também atua na filial brasileira da companhia francesa J. Lanfranco & Cie, especializada na produção de porcas autotravantes.

Raphael e Fábio falaram sobre a aplicação de melhores soluções para elementos de fixação de equipamentos da via permanente ferroviária no contexto brasileiro. De acordo com eles, a utilização de porcas com sistema antivibração, em substituição a porcas convencionais, é um fator diferencial em aspectos econômicos e de segurança, simplificando a manutenção e diminuindo significativamente o número de intervenções necessárias ao longo do tempo.

A solução desenvolvida é amplamente empregada, por exemplo, na Europa e no Canadá, tanto no transporte ferroviário de cargas quanto no de passageiros. Sua utilização é crescente também no Brasil e em outros países. A Lanfranco AMSUD tem sede em São Francisco do Sul (SC).

Foto: Carolina Sasso.