Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santos Dumont > Estudantes de Eletrotécnica conhecem instalações de empresa especializada em motores, geradores e transformadores
conteúdo

Ensino

Estudantes de Eletrotécnica conhecem instalações de empresa especializada em motores, geradores e transformadores

Visita técnica aconteceu na empresa Data Engenharia, localizada em Sarzedo, região metropolitana de BH
#pratodosverem: Imagem mostra grupo da visita à empresa Data com um transformador ao fundo.

#pratodosverem: Imagem mostra grupo da visita à empresa Data com um transformador ao fundo.

O último sábado (8) foi de aprendizado e troca de experiências para um grupo de estudantes do curso técnico em Eletrotécnica concomitante/subsequente do Campus Santos Dumont. Acompanhados pelo professor Gustavo Rosseti, os alunos conheceram as instalações da Data Engenharia, localizada em Sarzedo (MG), região metropolitana de Belo Horizonte. A empresa é especializada na manutenção de motores elétricos, geradores e transformadores. 

No total, foram cinco horas de visita. O gerente de Desenvolvimento de Negócios da Data, Leandro Dutra, apresentou a estudantes e professor os diversos ambientes de trabalho na empresa e descreveu cada etapa de manutenção de motores, geradores e transformadores. Conforme detalha Gustavo Rosseti, foi possível entender na prática diferentes tipos de problemas e reparos exigidos para a recuperação dos equipamentos. 

“Temos no segundo período do curso a disciplina de Máquinas Elétricas, em que abordamos essa parte de motores e geradores, e no quarto período também há um conteúdo sobre transformadores”, lembra o professor. “Os estudantes concluintes de Eletrotécnica já tiveram acesso a todo esse conhecimento em salas e laboratórios e conseguiram visualizar isso na prática, no dia a dia de uma empresa da área. Para quem está mais no início do curso, também já foi uma experiência bastante significativa.” 

Além da receptividade da empresa, o professor Gustavo destaca também a importância do apoio da gestão da unidade do IF Sudeste MG e da Prefeitura Municipal de Santos Dumont – que prestou todo o serviço de transporte – para que a visita acontecesse. Ele ainda cita a participação decisiva da estudante de Eletrotécnica Rayza Cabral, que é estagiária da multinacional Dow e já havia visitado a Data, na programação da atividade.

registrado em: ,