Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santos Dumont > Estudantes de Guia de Turismo participam de viagem técnica ao Rio de Janeiro
conteúdo

Ensino

Estudantes de Guia de Turismo participam de viagem técnica ao Rio de Janeiro

Na capital carioca, grupo assistiu ao espetáculo “Morte e Vida Severina”, inspirado na obra de João Cabral de Melo Neto
#pratodosverem: Imagem mostra grupo de viagem do curso técnico em Guia de Turismo no centro cultural Armazém da Utopia, no Rio de Janeiro. Foto: Leonardo Jardel

#pratodosverem: Imagem mostra grupo de viagem do curso técnico em Guia de Turismo no centro cultural Armazém da Utopia, no Rio de Janeiro. Foto: Leonardo Jardel

A primeira experiência da turma de 2º ano de Guia de Turismo integrado ao Ensino Médio em uma viagem técnica aconteceu no último sábado (14). Alunos, alguns familiares e servidores do IF Sudeste MG foram ao Rio de Janeiro para assistir ao espetáculo Morte e Vida Severina, da Companhia Ensaio Aberto, no centro cultural Armazém da Utopia.

Baseada na obra de mesmo nome do poeta João Cabral de Melo Neto, a peça teatral gerou uma série de reflexões importantes para a formação dos estudantes. A ida à capital carioca também representou uma inédita vivência para os futuros guias de turismo, que, por conta da pandemia e do ensino remoto até o fim do ano letivo de 2021, não haviam tido a oportunidade de prática em contexto de viagem. 

Foi uma experiência muito legal e marcante para todos nós que estivemos lá. Como futuros guias de turismo, um dia seremos mediadores culturais. Então foi muito importante na nossa formação, inclusive de senso crítico. É uma experiência transformadora”, relata a aluna Mariana Franco, do 2º ano do curso técnico em Guia de Turismo integrado ao Ensino Médio. 

A peça abre nossa mente sobre a situação de pessoas que vivem em condições miseráveis. Faz muitas críticas sociais. Além da experiência da viagem em si, em que cada um de nós teve seu papel como guia de turismo, é algo que vai agregar à nossa vida”, completa a estudante. 

Participaram da atividade a professora Juliana Costa, que atua diretamente no curso técnico em Guia de Turismo, o professor Henrique Selani, fundamental na viabilização e na organização da atividade, e o servidor técnico-administrativo Leonardo Jardel, que auxiliou o grupo em todos os processos.

registrado em: ,