Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santos Dumont > Estudantes do Campus Santos Dumont se destacam em torneio de xadrez do JEMG

Estudantes do Campus Santos Dumont se destacam em torneio de xadrez do JEMG

Dois dos alunos que participaram da etapa microrregional avançaram à fase regional dos Jogos Escolares de Minas Gerais, que será disputada em junho, em Cataguases
#pratodosverem: Imagem mostra alunos Maria Rita Pádua, Marco Antônio Amorim e Davi Santos.

Estudantes do Campus Santos Dumont do IF Sudeste MG novamente se destacaram em um torneio de xadrez. Desta vez, na etapa microrregional dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG), realizada na última sexta-feira (26 de maio) em São João Nepomuceno. Marco Antônio Ferreira Amorim, Maria Rita Pádua e Davi Henrique Costa Santos, participantes frequentes do Clube de Xadrez da unidade do Instituto Federal, obtiveram ótimos resultados na competição.

Praticantes do xadrez de longa data (desde o Ensino Fundamental, quando o senhor Fernando ministrava aulas na Biblioteca Municipal de Santos Dumont), Marco Antônio (primeiro lugar do módulo II no naipe masculino) e Maria Rita (quarto lugar no módulo II do naipe feminino) conseguiram a classificação à etapa regional do JEMG, que será disputada em junho, em Cataguases.

"Há poucas semanas, eu competi na Liga X (Juiz de Fora) e fiquei em terceiro lugar. Fui ao JEMG com a intenção de me classificar para a etapa regional. Para mim, ficar em primeiro lugar foi uma grata surpresa. O nível foi muito alto. Confesso que estou muito feliz e muito entusiasmado para a etapa regional. Espero buscar a classificação de novo. Sou muito grato ao IF e aos professores por essa oportunidade", comenta Marco Antônio, estudante do curso técnico em Guia de Turismo, que vê no Clube de Xadrez uma oportunidade de encontrar outros jogadores e seguir praticando.

Aluna do curso técnico em Eletrotécnica, Maria Rita, que também realizará o sonho de representar o IF e a cidade de Santos Dumont na etapa regional do JEMG, considera que o xadrez traz uma série de benefícios relacionados ao uso da mente. "No xadrez você aprende na prática que toda ação tem uma reação: quando você ataca outra peça, se sua peça não estiver protegida, pode ser que o ataque seja contra você. Então, sim, elementos como concentração e raciocínio lógico estão presentes no xadrez", explica.

Mesmo estreante em torneios de xadrez, Davi ficou à frente de outros dez competidores no módulo II do naipe masculino. Ele participa ou participou de uma série de projetos esportivos no IF Sudeste MG. Para o estudante de Eletrotécnica, todos trazem ganhos significativos. "Eu já participei de algumas ações no campus, como os projetos de atletismo, tênis de mesa e xadrez. Os dois primeiros me ajudam muito na questão física, com destreza, agilidade, conhecimento corporal e fôlego. O xadrez contribui muito em raciocínio lógico e matemático, além da visão espacial", aponta.

"Comecei no Clube de Xadrez no ano passado. Eu me divirto jogando. O xadrez é uma prática que deveria ser mais difundida. Seria muito legal se mais pessoas aderissem. No JEMG, foi uma experiência única. Além de eu ter ido com amigos meus, o ambiente era muito divertido", completa Davi.

O Clube de Xadrez do Campus Santos Dumont é coordenado pelos professores Sandro Farias e Carlos Artur Leal. Os encontros na unidade do IF Sudeste MG acontecem semanalmente, às terças-feiras, a partir das 17h. O servidor Leonardo Jardel acompanhou os estudantes na viagem a São João Nepomuceno.

registrado em: ,