Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santos Dumont > Estudantes do Campus Santos Dumont tiram dúvidas sobre ações inclusivas no IF Sudeste MG

Ensino

Coordenadora de Ações Inclusivas do IF Sudeste MG, Margarete Moreira conversou com duas turmas em atividade do projeto "IF para todo mundo"
#pratodosverem: Imagem mostra coordenadora de Ações Inclusivas, Margarete Moreira, e psicóloga do Campus Santos Dumont, Luciana Sarmento, durante palestra a estudantes do curso técnico em Logística.

A Educação Inclusiva é um objetivo que precisa ser partilhado por todas as pessoas do convívio em uma instituição de ensino. Na última terça-feira (15), o Campus Santos Dumont debateu o tema com servidores e estudantes. A coordenadora de Ações Inclusivas do IF Sudeste MG, Margarete Moreira, visitou a unidade para dialogar com a equipe de Assistência Estudantil e, em proposta do projeto de ensino "IF para todo mundo (edição 2)", conversar com estudantes de duas turmas ao lado da coordenadora da iniciativa, a psicóloga Luciana Sarmento.

No turno da manhã, Margarete apresentou a Coordenação de Ações Inclusivas (CAI) a estudantes do curso técnico em Guia de Turismo integrado ao Ensino Médio, que também dirimiram dúvidas sobre a temática. À tarde, foi a vez de os alunos do curso técnico em Logística conhecerem as atividades desenvolvidas na instituição pela Diretoria de Apoio ao Discente (Dirad), a CAI e os Núcleos de Ações Inclusivas (NAIs), órgão também presente no Campus Santos Dumont.

A servidora comentou com os alunos sobre a importância da promoção da equidade, que envolve a oferta de oportunidades de acordo com as necessidades de cada pessoa. Neste contexto está a Educação Inclusiva, uma construção diária que demanda o envolvimento de professores, servidores técnico-administrativos e estudantes.

"Os estudantes atendidos pelo NAI devem se sentir acolhidos e, efetivamente, participar da turma. É muito importante que todos os alunos conheçam o Núcleo de Ações Inclusivas da sua unidade e dialoguem com os professores sobre o que precisa ser adaptado", comenta Margarete. "Não existe uma receita pronta, mas, a partir do diálogo com a intermediação da CAI e do NAI, é possível encontrar as melhores soluções".

Nas conversas com os estudantes, lembrando que existem diversos aspectos a evoluir, Margarete também citou as ações promovidas pela instituição. Entre elas, a Política Institucional de Inclusão, com seu Guia Orientador, o trabalho da Assessoria de Acessibilidade em Processos Seletivos, o Plano de Acessibilidade, a Monitoria Inclusiva (que teve seu edital publicado esta semana no Campus Santos Dumont), a presença de profissionais especializados efetivos e as melhorias na infraestrutura.

O e-mail do NAI no Campus Santos Dumont é nai.santosdumont@ifsudestemg.edu.br.

registrado em: ,