Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santos Dumont > Estudantes do Campus Santos Dumont visitam Centro de Pesquisa em Energia Elétrica (Cepel) e o Museu do Amanhã

Eletricidade, inovação, sustentabilidade e cultura foram temas trabalhados e vivenciados pelos participantes da visita técnica

Estudantes dos cursos técnicos em Eletrotécnica (integrado e concomitante/subsequente) e Automação Industrial e da graduação em Engenharia Ferroviária e Metroviária realizaram em 8 de dezembro uma visita técnica ao Centro de Pesquisa em Energia Elétrica (Cepel), em Nova Iguaçu (RJ), e ao Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. A ação foi organizada pelos professores Maycoln Oliveira e Luciano Gonçalves.

As visitas técnicas são uma ferramenta para trabalhar e expandir conceitos e práticas apresentadas em sala de aula, além de oportunizarem aprendizados culturais e sociais para os participantes. O professor Maycoln Oliveira ressalta que elas "são muito importantes porque permitem que os alunos tracem um raciocínio e criem uma relação entre o aprendizado teórico de sala de aula e as atividades específicas da área que são apresentadas pelos profissionais". Ele destaca que isso gera conhecimento novo para o estudante, seja sanando dúvidas ou formulando novos questionamentos para estudos mais aprofundados posteriormente. "As visitas também colaboram para os alunos conhecerem um pouco das áreas de atuação do profissional e planejar seu futuro", completa Maycoln.

No Cepel os estudantes conheceram os laboratórios de Ultra-Alta Tensão, Alta Tensão e Smart Grid. Nas instalações de Ultra-Alta Tensão e Alta Tensão os discentes ouviram apresentações dos profissionais responsáveis sobre ensaios elétricos e sobre um recente ensaio aplicado na linha de transmissão da Usina de Belo Monte, que é uma das mais importantes do país com transporte de energia elétrica em níveis de tensão de 800 kV em corrente contínua, conforme compartilha o professor Maycoln.

Já no laboratório de Smart Grid os estudantes tiveram contato com conceitos e equipamentos para geração de energia elétrica a partir de fontes renováveis, com mais ênfase em sistemas fotovoltaicos. O docente Maycoln Oliveira comentou que um dos equipamentos que mais chamaram atenção foi uma usina de energia solar montada em um container. "Esse equipamento possui vários painéis fotovoltaicos, e a maior parte deles pode ser armazenada por um sistema retrátil, o que torna este equipamento importante para ser transportado e atender comunidades que não estão conectadas ao Sistema Nacional Interligado de Energia Elétrica" destaca Maycoln.

O estudante Raphael Macedo, da Engenharia Ferroviária e Metroviária comenta que a visita ao Cepel e ao Museu do Amanhã foram experiências muito relevantes, tanto pessoal quanto profissionalmente. "No Cepel observamos metodologias e tecnologias que vêm sendo utilizadas principalmente no desenvolvimento de novos produtos, técnicas e tecnologias, o que está inserido em conceitos da engenharia, principalmente junto ao setor energético", pontua. Raphael ressalta que no Museu do Amanhã os participantes tiveram oportunidade de observar e analisar as obras, das quais muitas "são capazes de promover a interação ser humano x obra de arte x tecnologia. Desta forma as visitas contribuíram com o enriquecimento curricular dos estudantes visitantes".

Para Pedro Henrique Salvador, também discente da graduação em Engenharia Ferroviária e Metroviária, a visita foi muito proveitosa, pois promoveu uma melhor absorção do conhecimento apresentado em sala de aula e uma oportunidade de conhecer possíveis mercados de trabalho. "Fiquei admirado pelo quão notáveis são os experimentos e maquinários utilizados na empresa, e estávamos em contato com a cultura moderna", salienta Pedro Henrique. E no Museu do Amanhã foi possível saber mais sobre a "cultura indígena e a atenção que se deve dar ao planeta Terra por meio de fotos e pequenos documentários apresentados, o que também foi uma forma de lazer", observa.

Pedro Henrique ainda chama atenção para a importância das visitas técnicas, ressaltando que elas também são ferramentas para a construção de parcerias e abertura de possibilidades de trabalho. "Quando formados, estaremos preparados para encarar o mercado de trabalho e muitas destas visitas formam parcerias com a instituição, ou seja, vejo que as visitas técnicas, além de serem muito enriquecedoras para nosso conhecimento, são uma oportunidade, uma porta para ingressar no mercado", comenta.

O professor Maycoln reforça que a viagem ao Rio de Janeiro foi muito especial com a visita ao Museu do Amanhã, "que em poucas horas leva as pessoas em uma jornada humana necessária para a formação de cidadãos interessados e comprometidos com a sociedade e o meio ambiente" pontuou Maycoln. Ele ainda comenta que as exposições trazem questões a partir da arte e da ciência que nos fazem questionar como podemos ser pessoas melhores para o mundo. "As atrações são impactantes, e geram um misto de emoção da apreciação da beleza da arte, da curiosidade e da preocupação com o planeta e os seres vivos. A exposição sobre a Amazônia, de Sebastião Salgado, foi a que mais nos marcou", afirma o docente.

registrado em: ,