Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santos Dumont > Estudantes e servidores indicam Acyr Loureiro Lima para nome da Biblioteca do Campus
conteúdo

Ensino

Estudantes e servidores indicam Acyr Loureiro Lima para nome da Biblioteca do Campus

Biblioteca Acyr Loureiro Lima

Processo eleitoral foi a última etapa de concurso cultural que mobilizou a unidade do IF Sudeste MG nas últimas semanas
Acyr Loureiro Lima. *Imagem cedida ao grupo que desenvolveu o estudo biográfico.

Acyr Loureiro Lima. *Imagem cedida ao grupo que desenvolveu o estudo biográfico.

Em processo eleitoral, estudantes e servidores do Campus Santos Dumont do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG) indicaram Acyr Loureiro Lima, diretor, professor e aluno da antiga Escola Profissional Fernando Guimarães, para nomear a Biblioteca da instituição. Na votação, última etapa de um concurso cultural do qual diversos estudantes, professores e técnico-administrativos participaram, Acyr obteve 149 votos (61,32% do total). O também professor da antiga Escola Profissional e compositor do hino do município de Santos Dumont, Rotatori Hermindo, ficou com 65 votos (26,75%), enquanto o escritor sandumonense Gilberto de Alencar recebeu 27 votos (11,11%). Foram registrados dois votos nulos. 

Os três candidatos que estiveram na última etapa do processo eleitoral foram aqueles cujas equipes responsáveis por seus estudos biográficos cumpriram todos os prazos e procedimentos previstos no regulamento do concurso. Na primeira fase, foram indicados também Paulo Edson da Silva, Miguel Hauck, Simone Fernandes Pereira e Roldão Pires para a homenagem póstuma, como previa o edital. Após a decisão da comunidade, o Conselho de Campus em breve tornará oficial o nome Biblioteca Acyr Loureiro Lima. O evento de inauguração não tem data definida, mas a expectativa é de que ele seja realizado em 2020. 

“A participação de alunos e servidores superou nossas expectativas”, avaliou a presidente da comissão do concurso, a bibliotecária Erica Veloso, “pois não sabíamos se, pelo volume de atividades, a comunidade se envolveria tanto. Foi muito gratificante ver o resgate da memória de sete nomes que têm envolvimento com a Educação em Santos Dumont, que era o objetivo principal desse projeto. Foi um resgate histórico muito importante para o campus”. 

A equipe responsável pelo estudo biográfico de Acyr Loureiro Lima contou com as estudantes Nicole Chaves, Karen Lopes e Dafhany Teixeira, todas do primeiro ano do curso técnico em Eletrotécnica integrado ao Ensino Médio do Campus Santos Dumont. A servidora Iara Nascimento foi a orientadora do grupo. 

“Foi muito interessante estudar a história do senhor Acyr”, relatou Karen, “e a gente foi descobrindo o que ele fez de bom para a escola. Os três nomes que chegaram à última etapa são de pessoas muito importantes para a cidade, mas ficamos muito felizes com o resultado”. “Enquanto ele estava aqui (na Escola Profissional), fez de tudo para que a escola não fechasse, precisou enfrentar diversas mudanças. Se o IF existe hoje, é também graças a ele”, acrescentou Nicole. 

Ainda de acordo com Nicole, a experiência em um processo eleitoral foi bastante enriquecedora. “A gente foi capaz de entender como os eleitores pensam, como devemos transmitir as informações sobre o candidato, de acordo com o edital. Falamos sobre a história e o legado dele e percebemos que as pessoas acolheram e notaram que era alguém importante de verdade”, concluiu a estudante de Eletrotécnica. 

Acyr Loureiro Lima

Com uma vida dedicada a Santos Dumont e à Educação, Acyr Loureiro Lima nasceu em 7 de fevereiro de 1926 e morreu, aos 87 anos, em 24 de março de 2013. Sua trajetória não apenas está conectada ao Ensino Profissional do município, como também é fundamental para que esta história tenha completado 78 anos no último mês de maio (a Escola Profissional foi fundada em 23 de maio de 1941). 

Aluno da primeira turma, instrutor, professor, vice-diretor e diretor da Escola Profissional Fernando Guimarães, da Rede Ferroviária Federal, o senhor Acyr, como muitos alunos e servidores se referem a ele até hoje, teve papel central na continuidade da instituição. Em 1970, justamente o ano em que ele assumiu a direção por conta da aposentadoria do professor Wilson Biazutti, uma resolução da Presidência da República determinou a transformação ou a extinção de unidades, além da suspensão imediata do curso de admissão de 14 escolas, entre as quais estava a Fernando Guimarães. 

A instituição diplomou os estudantes que haviam iniciado a formação até 1970 e foi efetivamente fechada em 1973. No entanto, o então diretor, Acyr Loureiro Lima, e um grupo de profissionais trabalharam incessantemente pela retomada das atividades da escola. Isso aconteceu precisamente em 17 de fevereiro de 1976, quando a instituição foi reaberta com o nome de Centro de Formação Profissional por meio de um acordo entre a Rede Ferroviária Federal e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). 

Dos 50 anos que o senhor Acyr dedicou ao Ensino Profissional em Santos Dumont, são especiais todos os capítulos e cada cidadão formado. No entanto, o amor pela escola, materializado pelos esforços para que ela continuasse influenciando positivamente tantas vidas sandumonenses, destaca-se quando resgatamos sua memória. O IF Sudeste MG se orgulha de fazer parte dessa tradição, sucedendo a Escola Profissional Fernando Guimarães, o Centro de Formação Profissional e o Centro Municipal de Educação Profissional (Cemep) e agora prestando uma justa homenagem a Acyr Loureiro Lima. 

*Com informações obtidas a partir da dissertação de mestrado de Maria Cristina Garcia Lima, “Nos trilhos das instituições educativas ferroviárias: Escola Profissional Fernando Guimarães (1941-1970)”.

registrado em: