Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santos Dumont > Ex-AldraviLIBRIS: a fusão que virou projeto literário e trabalho de pós-graduação no IF Sudeste MG
conteúdo

Ensino

Ex-AldraviLIBRIS: a fusão que virou projeto literário e trabalho de pós-graduação no IF Sudeste MG

Iniciativa da professora Joseani Netto, que concluiu recentemente a Especialização em Práticas Pedagógicas na Educação Contemporânea no Campus Santos Dumont, repercute também em Juiz de Fora
#pratodosverem: Imagem mostra dois exemplos de Ex-AldraviLIBRIS. À esquerda, da professora Joseani Netto: bruma / tempo / flutuam / letras / asas / invento. À direita, do aluno Marcos Vinícius (Escola Municipal Anita Soares Dulci): deserto / alma / sem / água / só / sentimento. (Arquivo pessoal / Joseani Netto)

#pratodosverem: Imagem mostra dois exemplos de Ex-AldraviLIBRIS. À esquerda, da professora Joseani Netto: bruma / tempo / flutuam / letras / asas / invento. À direita, do aluno Marcos Vinícius (Escola Municipal Anita Soares Dulci): deserto / alma / sem / água / só / sentimento. (Arquivo pessoal / Joseani Netto)

O impacto das palavras pode ser impressionante: são apenas seis delas, em seis versos, em boa parte das aldravias, composições poéticas minimalistas que, com pouco, normalmente comunicam muito. Associe-as aos ex-libris, antigas etiquetas ilustradas para indicar a propriedade de livros, e você tem um novo gênero literário: o Ex-AldraviLIBRIS (conheça aqui), que para a professora de Língua Portuguesa Joseani Netto virou proposta de trabalho em escola e tema da pesquisa que desenvolveu para concluir a Especialização em Práticas Pedagógicas na Educação Contemporânea do Campus Santos Dumont do IF Sudeste MG. 

Joseani, que também é mestra em Letras pela Universidade Federal de Juiz de Fora, foi a primeira aluna a completar a pós no Campus Santos Dumont, com a defesa em 29 de março do trabalho "Ex-AldraviLIBRIS: simbiose entre iconografia e escrita literária do aluno produtor de textos poéticos". Em sua pesquisa, aprovada pela banca de avaliação e orientada pela professora Priscila Guedes, ela desenvolveu e aplicou na Escola Municipal Anita Soares Dulci, onde atua como professora, uma sequência didática que estimulou a criatividade ao propor a estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental a produção de seus próprios Ex-AldraviLIBRIS. 

O trabalho repercutiu em Juiz de Fora e foi pauta de uma reportagem publicada pelo site da Prefeitura Municipal. O motivo? A inspiração de Joseani para elaborar o projeto foi um artigo do historiador Sérgio Vicente em que são apresentados os ex-libris do Museu Mariano Procópio, mantido pelo Executivo Municipal. De acordo com a PJF, o acervo atualmente conta com 13 exemplares dessas ilustrações. 

Ao site da Prefeitura, Joseani relatou como foi a proposta elaborada para o trabalho prático da pós-graduação e executada na escola municipal. "Depois de estudarem as aldravias e os ex-libris", detalhou a professora, "alunos do 7º ano, de 11 a 13 anos, foram incentivados a produzir seus próprios Ex-AldraviLIBRIS, ampliando seus repertórios literário, linguístico e artístico". 

A defesa do trabalho de conclusão de curso de Joseani teve uma convidada muito especial: a artista plástica e escritora Andreia Donadon Leal, que, ao lado da pesquisadora portuguesa Ana Cristina Martins, conduziu o projeto que levou à criação do Ex-AldraviLIBRIS. Andreia representou a Academia de Letras, Artes e Ciências Brasil e a Academia Brasileira dos Autores Aldravianistas Infantojuvenil, que, pela defesa bem-sucedida do trabalho, concederam a Joseani um certificado de mérito cultural.

*Com informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora: Coleção do Museu Mariano Procópio é referência para projeto literário

registrado em: ,