Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santos Dumont > Fanif e Falcões conquistam cinco troféus em Brasileiro de Bandas e Fanfarras
conteúdo

Extensão

Fanif e Falcões conquistam cinco troféus em Brasileiro de Bandas e Fanfarras

Prefeitura Municipal de Santos Dumont, parceira do projeto, viabilizou ida da banda a Senador Canedo (GO) para a disputa do campeonato nacional
#pratodosverem: Imagem mostra componentes da Fanif/Falcões Tambores. Foto: Paulo Henrique Oliveira (arquivo pessoal)

#pratodosverem: Imagem mostra componentes da Fanif/Falcões Tambores. Foto: Paulo Henrique Oliveira (arquivo pessoal)

O projeto Fanif, que uniu o IF Sudeste MG e a banda Falcões, novamente representou Santos Dumont com competência e brilho numa competição de âmbito nacional. No município goiano de Senador Canedo, no último domingo (8 de dezembro), o grupo conquistou troféus em cinco quesitos do Campeonato Brasileiro de Bandas e Fanfarras. A viagem foi viabilizada pela Prefeitura Municipal de Santos Dumont, parceira do projeto. 

No segmento “Banda de Percussão com Instrumentos Melódicos Simples – Faixa Etária Sênior”, a Falcões/IF levou a primeira posição no quesito Corpo Musical. A banda foi a segunda colocada em Pelotão de Bandeiras, Mor/Comandante, Baliza Feminina e Corpo Coreográfico. Os resultados se somam às conquistas do grupo na Copa Sudeste e no Campeonato Estadual de 2019. 

A iniciativa de extensão do Campus Santos Dumont, coordenada pelo servidor do IF Leonardo Jardel e que tem a banda liderada pelo regente Paulo Henrique de Oliveira, atende a cerca de 200 crianças, adolescentes e jovens em Santos Dumont - alguns são estudantes do Instituto Federal. No IF e em diversas escolas do município, eles participam de ensaios e apresentações periódicas, além de se destacarem em torneios regionais, estaduais e nacionais. No ano passado, foram dois troféus conquistados no campeonato brasileiro no Recife, em Pernambuco. Com os cinco de Senador Canedo, o projeto Fanif já soma sete premiações nos principais eventos de bandas e fanfarras do país. 

Vale registrar que houve duas competições nacionais realizadas no último fim de semana. O campeonato de Senador Canedo foi organizado pela recém-criada Liga Brasileira de Bandas e Fanfarras (LBF). Outro torneio, em Guará, no interior de São Paulo, foi promovido pela Confederação Nacional de Bandas e Fanfarras (CNBF). 

Erramos

Inicialmente, nós havíamos informado que a Fanif participaria do campeonato nacional que seria realizado no interior de São Paulo – o organizado pela CNBF, em Guará. No entanto, a banda aderiu à primeira competição brasileira promovida pela LBF, em Senador Canedo. Pedimos perdão pelo equívoco.

registrado em: