Ensino
Formandos de nove turmas celebram conclusão de cursos técnicos no Campus Santos Dumont
A solenidade simbólica de conclusão de cursos técnicos reuniu, na noite da última quarta-feira (14 de janeiro), formandas e formandos de diversas modalidades no Bloco 1 do Campus Santos Dumont do IF Sudeste MG. Concluintes de Administração, Eletrotécnica, Guia de Turismo, Logística, Manutenção de Sistemas Metroferroviários e Mecânica celebraram a conquista ao lado de familiares e amigos.
A mesa de honra da solenidade contou com a reitora em exercício do IF Sudeste MG, professora Fabianne Magalhães, o diretor-geral do Campus Santos Dumont, professor Sandro Farias Pinto, o diretor, professor Tiago Fávero, e a coordenadora de Desenvolvimento Educacional, professora Arturene Carmo, e o patrono das turmas, professor Helvécio Nascimento.
As lembranças que ficam do IF Sudeste MG passam pelo crescimento pessoal e uma série de experiências em salas de aula, laboratórios, projetos e outras atividades extracurriculares. "Eu aprendi muita coisa aqui, e é claro que sempre vou me lembrar desse lugar, tanto o espaço quanto as pessoas. Tive muitas experiências aqui também, e isso vai agregar com certeza", relatou o formando Hugo Santana, do curso técnico em Eletrotécnica integrado.
O senso de pertencimento e a união de uma turma também fazem a diferença. "O mais marcante para mim nesse curso foi o entrosamento da turma. Como os professores costumam dizer, apesar de nós sermos uma turma EAD, o nosso contato é muito presencial. Nós conseguimos nos juntar de uma maneira muito bonita", avaliou a formanda Lucimar Santos, do curso técnico em Guia de Turismo EAD.
Para Matheus Lusvardi, as disciplinas mais marcantes do curso técnico em Manutenção de Sistemas Metroferroviários foram as que mais se conectaram com o setor ferroviário propriamente dito: "a que eu mais gostei foi Operação Ferroviária, que abrange o curso inteiro, além de Introdução à Ferrovia no primeiro período, que contemplou também a ferrovia como um todo".
A entrega dos certificados simbólicos foi feita por professores homenageados, escolhidos por cada uma das nove turmas que participaram de uma solenidade que permanecerá na memória de formandos e equipe de trabalho do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais.




