Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santos Dumont > Grupo apoiado pelo Campus Santos Dumont conquista premiação no IX Festival de Dança do IF Sudeste MG - Barbacena
conteúdo

Extensão

Grupo apoiado pelo Campus Santos Dumont conquista premiação no IX Festival de Dança do IF Sudeste MG - Barbacena

Equipe obteve a terceira posição no segmento "Danças Urbanas / Populares Adulto"
#pratodosverem: Imagem mostra premiação ao grupo DJU no Festival de Danças Urbanas

#pratodosverem: Imagem mostra premiação ao grupo DJU no Festival de Danças Urbanas

O projeto de extensão do Campus Santos Dumont que oferece oficinas de danças urbanas conta com grupos que o representam em eventos. No IX Festival de Dança do IF Sudeste MG - Barbacena, realizado no último domingo (13 de julho), o grupo DJU obteve mais um resultado expressivo para a instituição: a terceira posição na categoria "Danças Urbanas / Populares Adulto". Como os três primeiros colocados de cada segmento são premiados, o DJU traz a Santos Dumont, além das memórias de outra apresentação marcante, mais um troféu para a galeria.

DJU é sigla de "Dança, Justiça e União". O nome se conecta diretamente com a coreografia exibida no festival, "Fronteiras visíveis e invisíveis", elaborada pelo colaborador externo do projeto, o dançarino e professor do Studio Dançart Eder Martins. Por meio da dança, o grupo tratou das "fronteiras que muitas vezes não são físicas, mas que limitam a existência de corpos que fogem do padrão: fronteiras sociais, culturais, raciais, de gênero", conforme explica Eder. "A ideia foi transformar tudo isso em movimento e mostrar o peso dessas barreiras, mas também a força de quem resiste e segue dançando, mesmo quando o espaço parece não nos pertencer", conclui.

A apresentação do DJU foi composta por Luiz Gustavo Ferreira (estudante bolsista do projeto de Danças Urbanas), Maria Elisa Marques, Isabelly Dias, Lavínia Bittencourt, Lavínea Rodrigues, Bryan Dias, Gabryella Silva e Gilmara Rodrigues, além do coreógrafo Eder Martins. O professor Luciano Gonçalves, idealizador do projeto de Danças Urbanas no IF, e o servidor técnico-administrativo Leonardo Jardel também acompanharam o time.

O projeto agradece a parceria do Studio Dançart, que cedeu o espaço para a finalização da coreografia. A exemplo do DJU, grupos como o Just Dance Crew e o Hydra também já obtiveram resultados significativos para a iniciativa de extensão em diversos festivais. No IF, os ensaios abertos ao público são realizados às segundas-feiras, das 17h às 18h30 (para iniciantes), e aos sábados, das 14h às 16h (composição coreográfica).

A coordenação do projeto é da professora Raquel Lins.

registrado em: