Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santos Dumont > IF Sudeste MG participa de celebração de parceria entre NDF e centro de pesquisa de universidade britânica
conteúdo

Pesquisa

IF Sudeste MG participa de celebração de parceria entre NDF e centro de pesquisa de universidade britânica

Instituição foi representada por seu reitor, professor André Diniz, e pelo diretor de Desenvolvimento Educacional do Campus Santos Dumont, professor Fernando Caneschi
#pratodosverem: Imagem mostra reitor do IF Sudeste MG, professor André Diniz, presidente da Fapemig, Paulo Sérgio Lacerda Beirão, e diretor de Desenvolvimento Educacional do Campus Santos Dumont, professor Fernando Caneschi.

#pratodosverem: Imagem mostra reitor do IF Sudeste MG, professor André Diniz, presidente da Fapemig, Paulo Sérgio Lacerda Beirão, e diretor de Desenvolvimento Educacional do Campus Santos Dumont, professor Fernando Caneschi.

Um evento na terça-feira (23) celebrou parceria entre o Núcleo de Desenvolvimento Tecnológico Ferroviário de Minas Gerais (NDF) e o Birmingham Centre for Railway Research and Education (Centro de Pesquisa e Educação Ferroviária, BCRRE), da Escola de Engenharia da Universidade de Birmingham (Reino Unido). Uma das instituições participantes do NDF, o Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais foi representado por seu reitor, professor André Diniz, e pelo diretor de Desenvolvimento Educacional do Campus Santos Dumont, professor Fernando Caneschi. A sede da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), em Belo Horizonte, recebeu a solenidade. 

Unidade do IF Sudeste MG com dois cursos no segmento ferroviário, o Campus Santos Dumont atualmente oferece ao NDF suas competências na área por meio do projeto de pesquisa “Influência da aplicação de revestimentos na movimentação térmica em trilhos ferroviários”, coordenado pelo professor Carlos Artur Leal, com o apoio dos coorientadores e também professores Fernando Caneschi e Philipe Pacheco. 

No início deste mês, os estudantes bolsistas do projeto, Bianca Castro e Felipe Ramon Araújo, da Engenharia Ferroviária e Metroviária, apresentaram o estudo em São Paulo, durante a 50ª reunião do Grupo Permanente de Autoajuda na Área de Manutenção Metroferroviária (GPAA). A pesquisa, iniciada em 2022, investiga possibilidades para minimizar flambagem e trinca em trilhos ferroviários, avaliando o impacto da aplicação de revestimentos para a redução da troca de calor com o ambiente. 

O NDF é resultado de uma parceria envolvendo a Fapemig, as Secretarias de Estado de Infraestrutura e de Desenvolvimento Econômico e 13 instituições de ensino mineiras. Além do IF Sudeste MG, são participantes: as Universidades Federais de Viçosa (UFV), São João del-Rei (UFSJ), Minas Gerais (UFMG), Juiz de Fora (UFJF), Ouro Preto (UFOP), Uberlândia (UFU), do Triângulo Mineiro (UFTM) e dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG); as Universidades Estaduais de Minas Gerais (UEMG) e de Montes Claros (Unimontes); o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

registrado em: