Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santos Dumont > IF Sudeste MG realiza IX Seminário de Integração do Setor Ferroviário de terça a quinta-feira

Com boas-vindas nesta segunda, nona edição de tradicional evento do Campus Santos Dumont é on-line e mobiliza profissionais, estudantes e entusiastas da ferrovia
#pratodosverem: Imagem mostra público assistindo ao Sisfer em 2016, em Juiz de Fora. Evento deste ano será integralmente on-line.

Promovido pelo Campus Santos Dumont do IF Sudeste MG, o IX Seminário de Integração do Setor Ferroviário (Sisfer) terá seu conteúdo - nove palestras, que você pode conferir na programação - disponibilizado ewww.ifsudestemg.edu.br/sisfer nesta semana, entre terça e quinta-feira (24 e 26 de novembro). Com o tema "Desafios e oportunidades do setor metroferroviário", o seminário dará as boas-vindas aos participantes já nesta segunda-feira.

Conexão entre empresas, associações e academia

Ao longo de quase uma década e oito edições realizadas em quatro cidades diferentes, o Sisfer se notabilizou por aproximar empresas, concessionárias, associações e academia, divulgando projetos, promovendo a inovação e conectando os alunos do IF Sudeste MG e de instituições parceiras ao mundo do trabalho.

Nesta edição do Sisfer, os responsáveis por essa integração serão os seguintes palestrantes: Shiguemi Uehara (MRS/Abendi), que falará na abertura do evento sobre os ensaios não destrutivos mais utilizados no âmbito metroferroviário; Antonio Pastori, que tratará do ainda baixo número de ferrovias no país; Flávio Resende (VLI), que trará sua visão a respeito de logística e produtividade; Ronilson Vieira (Vale), palestrante que abordará a pauta "trem não tripulado"; Marcus Vinícius de Paiva (IF Sudeste MG), responsável por apresentar o uso de sistemas de armazenamento de energia no setor metroferroviário; Wiler Reginaldo Luz (MRS), que falará sobre tecnologias e inovações ferroviárias; Marcus Quintella (FGV Transportes), que comentará a importância da mobilidade urbana nas cidades do futuro; Rondinelli dos Santos (VLi), que tratará do perfil profissional do ferroviário moderno; a professora Ângela França Pedrinho, que abordará os desafios do Metrô do Rio de Janeiro na palestra de encerramento do Sisfer.

O avanço do ensino ferroviário

Após receber um notável legado de uma escola de formação da antiga Rede Ferroviária Federal e das instituições que a sucederam em Santos Dumont, o IF Sudeste MG já tem uma década de serviços prestados ao setor. Inicialmente, com o curso técnico em Manutenção de Sistemas Metroferroviários (Transporte Ferroviário à época de sua criação), convênios e eventos como o próprio Sisfer. Mais recentemente, ampliou essa contribuição ao levar a ferrovia ao âmbito da graduação, com a criação da Engenharia Ferroviária e Metroviária.

Entre as instituições parceiras na realização de edições anteriores do Sisfer, estão o Centro Tecnológico de Joinville da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e o Campus Cariacica do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). O presidente da comissão organizadora do IX Sisfer é o professor Marcus Vinícius de Paiva, também coordenador do curso técnico em Manutenção de Sistemas Metroferroviários.

registrado em: , ,