Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santos Dumont > III Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão do Campus SD divulga programação

III Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão do Campus SD divulga programação

Além da apresentação de trabalhos em três eixos, evento terá palestras de abertura e encerramento ministradas por convidados especiais e alinhadas ao tema "Educação, Ciência e Tecnologia num contexto de pandemia"
#pratodosverem: Imagem mostra logomarcas do III Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão e do Campus Santos Dumont; Programação do evento; 23 a 25 de fevereiro de 2021

O III Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão do Campus Santos Dumont já tem uma programação definida. De 23 a 25 de fevereiro, além da apresentação de trabalhos dos três eixos de atuação do IF Sudeste MG, o público poderá acompanhar duas palestras ministradas por convidados especiais. Em abertura e encerramento, os professores Leandro Franklin Gorsdorf e Unaí Tupinambás, respectivamente da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tratarão de questões diretamente ligadas ao tema da terceira edição do Simpósio: "Educação, Ciência e Tecnologia num contexto de pandemia".

A partir das 19h de terça-feira, 23 de fevereiro, o professor Leandro, que é doutor em Direito pela UFPR, falará sobre "O que podemos fazer para construir outro mundo" no contexto da Extensão. Às 14h de quinta-feira (25), o professor Unaí, doutor em Infectologia e Medicina Tropical pela UFMG, abordará "A importância das instituições públicas no enfrentamento da pandemia da Covid-19". Para assistir às atividades do III Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão, você pode se inscrever aqui até 22 de fevereiro. Confira a programação completa do evento e, em seguida, o currículo dos palestrantes:

23/02/21 – Abertura

19h - Live: “Extensão: o que podemos fazer para construir outro mundo” - Prof. Dr. Leandro Franklin Gorsdorf (UFPR)

Transmissão em youtube.com/IFSudesteMGCampusSantosDumontVideos

24 e 25/02/2021 – Apresentação de projetos

Disponibilização em youtube.com/IFSudesteMGCampusSantosDumontVideos

Eixo Ensino

• O impacto da Gamificação e Interdisciplinaridade nos índices de permanência e êxito
  • Um nome, uma identidade: concurso para escolha do nome da Biblioteca do IF Sudeste MG - Campus Santos Dumont
  • Sacro Ofício – Desenvolvimento humano e autocuidado

Eixo Pesquisa

• Automação residencial direcionada à acessibilidade através da plataforma arduíno
  • Desenvolvimento de um robô para competições de robótica
  • Aplicação do Phased Array na inspeção de trilhos ferroviários
  • A importância do associativismo e cooperativismo para a cadeia produtiva de mel: visão geral e levantamento das iniciativas do Estado de Minas Gerais

Eixo Extensão

• Desenvolvimento de um sistema eletromecânico para automatização do reanimador manual
  • Observatório da Integração como práxis em tempos pandêmicos: uma experiência de formação integral para o ensino médio a partir de sequências didáticas contextualizadas
  • Quarentenados em Ação
  • Reparo de equipamentos do sistema de saúde público da cidade de Santos Dumont
  • O projeto Educação e Cidadania no Campus Santos Dumont do IF Sudeste MG: o relato de uma ação de apoio a comunidade local no enfrentamento à Covid-19
  • Nos Trilhos do Conhecimento
  • Maquete Ferroviária
  • Mapeamento de ciclorrotas: possibilidade de desenvolvimento econômico e cultural da cidade de Santos Dumont – MG
  • Em contos com a literatura afro-brasileira: a experiência de um clube de leitura on-line
  • Uno do Verso – Universos de negritudes

25/02/21 – Encerramento

14h – Live: “A importância das instituições públicas no enfrentamento da pandemia da Covid-19” - Prof. Dr. Unaí Tupinambás (UFMG)

Transmissão em youtube.com/IFSudesteMGCampusSantosDumontVideos

Dr. Leandro Franklin Gorsdorf

É professor adjunto na área de prática jurídica em Direitos Humanos e Pró-Reitor de Extensão e Cultura da Universidade Federal do Paraná. Foi coordenador da Coordenação de Políticas Sociais da Pró-Reitora de Extensão e Cultura, de 2013 a 2016. É membro do Instituto Brasileiro de Direitos Urbanísticos e conselheiro de direitos humanos – Terra de Direitos. Membro da Comissão de Diversidade Sexual da OAB do Paraná.

É graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Possui mestrado e doutorado em Direito pela Universidade Federal do Paraná.

Dr. Unaí Tupinambás

Professor Associado IV do departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina e do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde: Infectologia e Medicina Tropical da Universidade Federal de Minas Gerais. Membro do comitê de enfrentamento da COVID-19 na UFMG e Prefeitura de Belo Horizonte. Coordenador de projetos de Extensão e Pesquisa na Faculdade de Medicina para enfrentamento da pandemia COVID-19. Conduzindo pesquisas em COVID: Pool testing e Envelhecimento e COVID e avaliação da Pandemia em Belo Horizonte. Assessor técnico do Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das de IST, do HIV/Aids e das Hepatites Virais (DIHV). Lider grupo de pesquisa CNPq (HIV/Aids e COVID-19).

Possui graduação em Medicina, mestrado em Infectologia e Medicina Tropical e doutorado pelo Curso de Pós-graduação em Ciências da Saúde: Infectologia e Medicina Tropical, todos pela Universidade Federal de Minas Gerais.

registrado em: ,