Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santos Dumont > III Slam das Asas traz ao Campus Santos Dumont criatividade, expressão artística e crítica social
conteúdo

Geral

III Slam das Asas traz ao Campus Santos Dumont criatividade, expressão artística e crítica social

Aluna Cassiane Vitória dos Santos foi a campeã da terceira edição da batalha de poesia da unidade do IF Sudeste MG
#pratodosverem: Imagem mostra participantes premiados no III Slam das Asas ao lado de componentes da comissão avaliadora e organizadores do evento

#pratodosverem: Imagem mostra participantes premiados no III Slam das Asas ao lado de componentes da comissão avaliadora e organizadores do evento

A comunidade do Campus Santos Dumont se mobilizou e se emocionou com a terceira edição do Slam das Asas na última sexta-feira, 19 de setembro. O evento trouxe ao Bloco 1 da unidade do IF Sudeste MG poemas declamados pelos(as) próprios(as) autores(as): estudantes de cursos técnicos integrados que participaram da batalha de poesia propriamente dita e também convidados(as) que fizeram apresentações no início da manhã e durante os intervalos entre as fases do Slam (inclusive a campeã de 2024, nossa ex-aluna Ana Clara Moreira).

Com poemas que trataram de crítica social e cultura afro-brasileira, a aluna Cassiane Vitória dos Santos (3º Mecânica) foi pela segunda vez campeã do Slam (ela venceu a primeira edição e foi vice-campeã no ano passado). A segunda e a terceira colocações ficaram com Hugo Fernandes Santana e Bárbara Hágata Ferreira Fontes (3º Eletrotécnica), respectivamente. Cassiane, Hugo e Bárbara garantiram suas vagas no Slam Multicampi do IF Sudeste MG, que será realizado no Campus Juiz de Fora.

As notas para cada declamação foram atribuídas pela comissão avaliadora, com a presença das professoras Carla Amorim, Patrícia Aniceto, Priscila Guedes, Gislene Teixeira e Dayane Cunha e, na organização das informações, da bibliotecária Paula Souza. Idealizado pela professora Antônia Barbosa, o evento teve como slam master (mestre de cerimônia) o presidente da OSC Confraria dos Poetas, Éric Meireles, que comandou todas as edições do Slam das Asas.

O evento foi prestigiado e enriquecido pela presença de delegações do Campus Juiz de Fora (professoras e estudantes participantes do Slam Contracorrente) e também de alunos(as) do Colégio Municipal São José, de Santos Dumont. O saudoso slam master Wandin (Wanderson Luís de Souza), que esteve no I Slam das Asas, foi homenageado durante a ação.

Com a terceira edição, a cultura do Slam se consolida no Campus Santos Dumont. As reações às notas do júri, os gritos que antecedem as declamações (o do Slam das Asas é "liberdade para voar") e o respeito a todos(as) os(as) poetas, com silêncio durante as apresentações, já são tradição no IF Sudeste MG.

registrado em: