Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santos Dumont > Jornal do Povo concede “Prêmio Mulher em Destaque” a bibliotecária do IF Sudeste MG

Servidora do Campus Santos Dumont desde 2017, Paula Souza da Silva também é a atual coordenadora local do Programa Mulheres Mil
#pratodosverem: Imagem mostra bibliotecária Paula Souza com a placa do "Prêmio Mulher em Destaque". Atrás dela está uma estante da Biblioteca Acyr Loureiro Lima.

A bibliotecária Paula Souza da Silva representa o Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais na edição de 2024 do "Prêmio Mulher em Destaque", concedido pelo Jornal do Povo, de Santos Dumont. Servidora do IF Sudeste MG desde 2017, Paula também exerce este ano uma função que se conecta diretamente com o Dia Internacional da Mulher, ocasião que marca a entrega do prêmio idealizado pela publicação sandumonense. Ela é a coordenadora local do Programa Mulheres Mil no Campus Santos Dumont do Instituto Federal.

O objetivo do Mulheres Mil, que retorna à cidade em 2024 por meio de uma parceria entre IF Sudeste MG e Prefeitura Municipal de Santos Dumont, é promover a formação profissional e tecnológica articulada com aumento de escolaridade de mulheres. Assim, seus cursos buscam garantir a este público o acesso à educação de acordo com as características de cada região do país. Em Santos Dumont, de março a julho deste ano, será ofertado o curso de Assistente Escolar.

Mestra em Educação Profissional e Tecnológica pelo IF Sudeste MG e doutoranda em Museologia e Patrimônio pela Unirio, Paula sempre atuou como uma incentivadora da leitura em ações e projetos da Biblioteca Acyr Loureiro Lima, inicialmente ao lado de Érica Veloso (atualmente bibliotecária no Campus Barbacena) e hoje com Aline Franco (também bibliotecária no Campus Santos Dumont). Iniciativas como clubes de leitura, bate-papos com escritores e eventos que promoveram a educação antirracista tiveram a coordenação ou a colaboração de Paula, participante do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) da unidade.

Ela é responsável pelo projeto Museu de Memórias (museudememorias.com.br), um arquivo virtual da história da Educação Profissional em Santos Dumont, que em maio completará 83 anos. Em 2023, Paula atuou na organização da I Semana do Livro e da Biblioteca na cidade, realizada em outubro em parceria com a Biblioteca Municipal Antenor Ayres Vianna.

Prêmio Mulher em Destaque

Anualmente, em março, a publicação sandumonense homenageia mulheres que se destacam em suas áreas de atuação. Engenheira mecânica e diretora de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do Campus Santos Dumont do IF Sudeste MG, a professora Lívia Meneguitte Ávila recebeu o prêmio em 2023.