Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santos Dumont > Licenciatura em Matemática abre seleções para bolsistas em Residência Pedagógica e Pibid

Destaque

Serão selecionados alunos do curso e professores de escolas atendidas em ambos os programas; confira as datas e os editais
#pratodosverem: Imagem mostra Laboratório de Matemática do Campus Santos Dumont. Aparecem cinco computadores, mesas, cadeiras e jogos e materiais didáticos, além de um pôster de projeto junto à parede.

A Licenciatura em Matemática do Campus Santos Dumont está entre os cursos do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG) que abrem, neste sábado, seleções para a Residência Pedagógica e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid).

São, no total, 16 vagas para bolsistas (oito para cada programa), além de voluntários que poderão fazer parte de um cadastro de reserva. A Residência é uma oportunidade para estudantes do curso que já tenham concluído 50% da carga horária (isto é, que estejam matriculados a partir do 5º período). No caso do Pibid, o aluno pode ter cumprido, no máximo, 60% da carga horária da formação, ou seja, é uma chance de experiência profissional para os discentes de períodos iniciais.

Novidade no Campus Santos Dumont, a Residência Pedagógica é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores e, de acordo com a Capes, tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento do estágio curricular supervisionado nos cursos de licenciatura.  Os alunos interessados em participar da seleção devem se inscrever de 3 a 14 de outubro, enviando a documentação solicitada ao e-mail do professor orientador, Tiago de Oliveira: tiago.deoliveira@ifsudestemg.edu.br.

Confira no edital todas as informações. A bolsa ofertada pela Capes será de R$400,00 por mês, para uma contribuição total de 414 horas, distribuídas ao longo de 18 meses.

Pibid

O Pibid será promovido pela segunda vez na Licenciatura em Matemática do Campus Santos Dumont. Os alunos interessados devem enviar a documentação solicitada, de 3 a 25 de outubro, ao e-mail do orientador do programa no Campus Santos Dumont, professor Gabriel Conceição: gabriel.conceicao@ifsudestemg.edu.br.

Leia aqui o edital. A bolsa também será de R$400,00 por mês, para uma jornada mínima de 30 horas mensais dedicadas a essas atividades de iniciação à docência.

Seleção de professores

Os dois programas também selecionam professores bolsistas: um preceptor (Residência) e um supervisor (Pibid). Em ambos os casos, é jornada é de 12 horas semanais, com bolsa de R$765,00 por mês. Confira os dois editais para entender as especificidades das duas seleções:

Seleção de professor preceptor (Residência Pedagógica): inscrições de 3 a 14 de outubro

Seleção de professor supervisor (Pibid): inscrições de 3 a 25 de outubro

registrado em: ,