Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santos Dumont > Licenciatura em Matemática: residentes têm primeira experiência em aulas presenciais

Concluintes do curso de graduação do IF Sudeste MG ministraram aulas nas Escolas Estaduais Engenheiro Henrique Dumont e Cornélia Ferreira Ladeira
#Pratodosverem: Imagem mostra residente Juliana Vitorelli, da Licenciatura em Matemática, explicando frações durante uma aula na Escola Estadual Engenheiro Henrique Dumont. Aparecem na imagem dois alunos, de frente para a residente, observando o quadro atentamente.

A Residência Pedagógica é uma etapa muito especial do curso para os alunos da Licenciatura em Matemática do Campus Santos Dumont do IF Sudeste MG. Já nos estágios finais da formação, muitos deles têm a oportunidade do contato direto com estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio de escolas públicas, num processo de troca de conhecimento e ajuda mútua que beneficia todas as partes: residentes, professores preceptores e os próprios estudantes do ensino básico.

Neste mês, concluintes da Licenciatura em Matemática que participam da ação financiada pela Capes (com bolsas de R$400,00 por mês) tiveram sua primeira experiência na regência (etapa prevista pelo programa) em aulas presenciais. Nas Escolas Estaduais Engenheiro Henrique Dumont (Polivalente) e Cornélia Ferreira Ladeira, grandes parceiras do Instituto Federal no projeto, as atividades foram conduzidas na semana passada, entre 16 e 19 de novembro. Cada um dos residentes envolvidos ministrou uma aula de 50 minutos em turmas que vão do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. Nesta semana, outros residentes ministram aulas remotamente.

Os professores preceptores nas duas instituições estaduais, respectivamente Jeferson de Oliveira e Flúvio Silva, fizeram registros da atuação dos residentes, compartilhados inicialmente pela página da Residência Pedagógica no Instagram.

Em conversa sobre o curso de Licenciatura em Matemática que vai ao ar nas próximas semanas, a aluna e residente Patrícia Ferreira falou sobre a importância do programa. "Estou tendo a oportunidade de participar da Residência Pedagógica, que eu entendo que é fundamental para a nossa formação. Nós temos a chance de experienciar uma sala de aula enquanto estamos nos formando. Quando de fato estivermos em uma sala de aula (como professores), teremos uma bagagem para isso", avaliou Patrícia.

Processo Seletivo
A Licenciatura em Matemática é um dos cursos que abrem turma pelo Processo Seletivo 2022/1 do IF Sudeste MG, com 21 vagas. Você pode se inscrever gratuitamente pelo site www.ifsudestemg.edu.br/processoseletivo até 20 de dezembro. A seleção não tem prova: basta usar uma nota de qualquer edição do Enem de 2015 a 2020. Se você não fez a prova em pelo menos uma dessas edições, mas participa do Enem 2021, pode tentar uma vaga pelo Sisu, no início do ano que vem.

*Com informações do coordenador da Residência Pedagógica no Campus Santos Dumont, professor Tiago de Oliveira.

registrado em: ,