Geral
Mês do Orgulho LGBTQIAPN+ traz debates e reflexões ao Campus Santos Dumont
Junho foi o Mês do Orgulho LGBTQIAPN+, que reforça a luta por inclusão, visibilidade e respeito à diversidade de orientações sexuais e identidades de gênero. Na tarde da última segunda-feira (30) o Campus Santos Dumont do IF Sudeste MG recebeu dois eventos para debater e refletir a importância e o papel de uma instituição de ensino no combate à intolerância.
No início da tarde, em ação promovida pelo Núcleo de Estudos em Gênero, Diversidade e Sexualidade (Negeds) do Campus Santos Dumont, a psicóloga convidada Érika Santos conduziu uma conversa com turmas do IF sobre "A escola como lugar de acolhimento às diferenças". Érika falou sobre como combater concretamente a intolerância, abriu espaço para contribuições de estudantes e contextualizou a história do movimento LGBTQIAPN+, desde as primeiras lutas e conquistas até os dias atuais.
Em seguida, foi a vez de o projeto de ensino "Imagens, sons e vozes que educam: artefatos culturais que ecoam nas questões de sexualidade e identidades de gênero" propor uma reflexão em torno do curta-metragem "Eu não quero voltar sozinho" (direção: Daniel Ribeiro). Guia de turismo e ex-aluno do IF Sudeste MG, Gustavo dos Anjos foi o convidado pela equipe do projeto para conversar com alunas e alunos sobre o filme e seus paralelos com a vida real. Gustavo também tratou do longo caminho a percorrer rumo a uma sociedade mais justa, citando as diversas manifestações de intolerância ainda presentes em muitos contextos sociais.