Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santos Dumont > Mudança de gestão: IF Sudeste MG realiza cerimônia de posse de novo reitor e novos diretores-gerais
conteúdo

Destaque

Mudança de gestão: IF Sudeste MG realiza cerimônia de posse de novo reitor e novos diretores-gerais

Evento na terça-feira (18 de maio) marca início do quadriênio 2021-2025, com professor André Diniz de Oliveira no reitorado e Benedito Zomirio de Carvalho na direção do Campus Santos Dumont
Exibir carrossel de imagens #pratodosverem: Imagem mostra Benedito Carvalho falando ao microfone durante formatura do Campus Santos Dumont em 2018

#pratodosverem: Imagem mostra Benedito Carvalho falando ao microfone durante formatura do Campus Santos Dumont em 2018

Na próxima terça-feira (18), às 18h, a comunidade acadêmica do IF Sudeste MG vai assistir à cerimônia simbólica da transmissão de cargo de reitor e posse de diretores-gerais de sete campi da instituição. Despede-se o professor Charles Okama de Souza, responsável pela gestão entre 2017 e 2021, dando lugar ao professor André Diniz de Oliveira, eleito reitor a partir de processo democrático (homologado em 28 de dezembro de 2020) que o torna apto a gerir a instituição multicampi até o ano de 2025. O evento é aberto ao público e será transmitido pelo canal do IF Sudeste MG no Youtube (@IFSudesteMGVideos), simbolizando a mudança que ocorreu, oficialmente, de 26 para 27 de abril de 2021.  

Durante a cerimônia solene, será apresentado o novo reitor e empossadas as novas diretoras-gerais dos campi: Barbacena, Alcimara A. Andrade de Paula; São João del-Rei, Teresinha Magalhães; e Juiz de Fora, Cláudia Valéria Gávio Coura. Além delas, tomarão posse na mesma solenidade os novos diretores-gerais dos campi Santos Dumont, Rio Pomba, Muriaé e Manhuaçu. São eles: Benedito Zomírio de Carvalho, José Manoel Martins, Fausto de Marttins Neto e José Geraldo Soares, respectivamente. Os dois últimos foram reeleitos, enquanto os demais assumem o cargo pela primeira vez. Também é inédito o caráter virtual da cerimônia, pois nunca antes uma mudança de gestão no IF Sudeste MG havia sido realizada de maneira remota.  

Demonstrando grande expectativa e confiança no novo mandato, André Diniz reafirmou o compromisso do IF Sudeste MG com a continuidade do enfrentamento à pandemia: “É um momento muito difícil, sempre tivemos esta consciência. Contudo, a gente enfrenta não só com resignação, mas também como um ato de resistência. A partir do momento em que a gente acredita na educação como forma de emancipação das pessoas, estar à frente do IF Sudeste MG é um ato de confirmação da educação como grande vetor de transformação de vidas”. Dentre as principais formas de enfrentamento à pandemia e ao pós-pandemia está o Projeto Reencontro, iniciado pela instituição em 2020 com o objetivo de avaliar e construir a retomada de atividades presenciais, ao mesmo tempo em que oferece subsídios ao Ensino Remoto Emergencial.  

Entre os pilares da nova equipe gestora, está a humanização: “a gestão deve ser feita a partir das pessoas e para as pessoas. Elas precisam ter relevância nas decisões”, destacou André. O avanço nas áreas de Ensino, Pesquisa e Extensão também é prioritário para o novo reitor, que pretende dedicar maior atenção à formação integral dos estudantes, à indissociabilidade da referida tríade e outros pontos inerentes aos institutos federais, tais como a verticalização do ensino. 

Sobre André Diniz 

O novo reitor do IF Sudeste MG é bacharel, mestre e doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Antes de assumir o cargo de gestor máximo, ele atuou no IF Sudeste MG, entre 2010 e 2021, como diretor-geral do Campus Santos Dumont. Contudo, o ingresso para o quadro da instituição se deu como professor efetivo do Núcleo de Eletrônica e Automação do Departamento de Educação e Tecnologia do IF Sudeste MG - Campus Juiz de Fora. 

Sua experiência profissional abrange a área de Instrumentação e Automação Eletrônica de Processos Elétricos e Industriais e, especificamente, os temas: eletrônica digital, microcontroladores, automação industrial e sinalização ferroviária. Desenvolve conceitos e técnicas pedagógicas para o ensino de circuitos elétricos e eletromagnetismo. 

Enquanto diretor-geral, teve como foco a Gestão da Educação Pública com as seguintes perspectivas: história institucional, conceituação de gestão e educação, legislação aplicada, percepção político-geográfica, percepção geográfico-cultural, percepção institucional e de rede, administração escolar (organograma, infraestrutura, recursos humanos, orçamento), gestão pedagógica e gestão de pessoas. Atualmente, André Diniz também encontra-se na fase de conclusão do Pós-doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), tendo como título de projeto de pesquisa: “O Ensino Médio Integrado como centro das ações, gerador e receptor dos movimentos didáticos e pedagógicos: Um olhar sobre práxis do IF Sudeste MG – Campus Santos Dumont”.  

Conheça Benedito Carvalho 

O diretor-geral eleito do Campus Santos Dumont é o técnico em Assuntos Educacionais Benedito Zomirio de Carvalho. Graduado em Normal Superior pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), o novo gestor também possui pós-graduação lato sensu em Supervisão Escolar e Orientação Educacional. Benedito atua na Educação Básica desde 1999, tendo exercido os cargos e funções de professor, diretor escolar e secretário municipal de Educação (em Oliveira Fortes), e também em capacitação e formação continuada de professores. 

Na unidade do IF Sudeste MG, já foi coordenador de Estágio, de Registros Acadêmicos e de Ensino e, nos últimos anos, exerceu a função de diretor de Ensino. Como servidor técnico-administrativo em educação, representou esta categoria no Conselho de Campus da unidade de Santos Dumont e também no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) do IF Sudeste MG.

Sandumonense, Benedito foi também membro do Conselho Municipal de Educação de Oliveira Fortes e do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) no mesmo município, representando, em ambos, a Secretaria Municipal de Educação. Já como representante do segmento docente, integrou os Conselhos de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb em Barbacena e do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) em Santos Dumont.

"São inegáveis os avanços e conquistas obtidos pela gestão anterior, do professor André Diniz e de toda a sua equipe de trabalho, durante mais de dez anos, com transformações estruturais, acadêmicas e de relevância do Campus Santos Dumont na sociedade e mesmo dentro do IF Sudeste MG", afirmou o diretor-geral eleito.

"É muito especial poder, junto com os professores, técnico-administrativos, colaboradores terceirizados e estudantes, assumir o compromisso de levar adiante o crescimento e a consolidação do Campus Santos Dumont, fazendo desta unidade acadêmica o local mais propício para a construção do conhecimento, a transformação de vidas e o sonho de uma sociedade mais justa", completou Benedito.

O mandato para o qual Benedito Carvalho foi eleito diretor-geral do Campus Santos Dumont do IF Sudeste MG vai de maio de 2021 a maio de 2025.

registrado em: