Ensino
Mulheres Mil em Santos Dumont: curso gratuito de Assistente Escolar terá inscrições de 24 a 31 de março
De volta à Terra do Pai da Aviação desde 2024, o Programa Mulheres Mil abre pela terceira vez no município uma turma do curso gratuito de Assistente Escolar. Em parceria com a Prefeitura Municipal de Santos Dumont, o campus do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG) oferecerá as aulas à noite. As inscrições para a seleção das 30 alunas, também gratuitas, vão de 24 a 31 de março (até as 16h).
As interessadas deverão se cadastrar gratuitamente em uma unidade local do Cras ou do Creas ou na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Combate às Drogas:
Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate às Drogas: Av. Pres. Getúlio Vargas, 149, Centro;
Cras Edir Ramos de Faria: Rua Doutor Constantino Horta, 21, Quarto Depósito;
Cras Hélio Reis: Rua Dr. Gustavo Luiz Abry, 495, Nossa Senhora Aparecida;
Cras Cesário Dulci: Rua Pres. Juscelino Kubitschek, Glória;
Creas: Rua Carvalho Leite, 54, Graminha.
Veja aqui o edital com todas as informações
Podem participar da seleção mulheres a partir dos 16 anos, com Ensino Fundamental completo. A classificação levará em conta os critérios socioeconômicos estabelecidos no edital (veja a pontuação dos critérios classificatórios no item 4.4).
De acordo com o edital, os documentos a serem apresentados (cópias e originais) na inscrição são os seguintes: histórico escolar do Ensino Fundamental completo (1º ao 9º ano) ou declaração da escola; documento de identidade com foto; CPF; comprovante de residência atualizado; CadÚnico (também vale como documento comprobatório de vínculo com o Cras); declaração de renda devidamente preenchida (anexo III do edital). Também é necessário preencher as informações solicitadas no anexo I do edital.
O curso FIC (Formação Inicial e Continuada) de Assistente Escolar, com a capacitação profissional na área de Secretaria Escolar*, tem o total de 220 horas e será ofertado entre 14 de abril e 2 de agosto (data prevista para a formatura), sempre com aulas das 18h às 21h no Campus Santos Dumont do Instituto Federal (Rua Dr. Constantino Horta, 363, Quarto Depósito).
*Também são oferecidos conteúdos relativos a áreas como Empreendedorismo, Empoderamento Feminino, Saúde e Direitos da Mulher, Português, Matemática e Informática no chamado módulo central do Programa Mulheres Mil.
Em caso de dúvidas, entre em contato por (32) 9 8455 6683 (IF Sudeste MG) ou (32) 3252 7424 (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social) em dias úteis.
Auxílio e Tribo de Dandara
As estudantes selecionadas receberão um auxílio de R$110,00 por mês. Outro fator importante para a permanência e o êxito da turma é o projeto Tribo de Dandara. Sucesso já em 2024, esta rede de apoio oferece a filhas e filhos das alunas (e a outras crianças sob sua responsabilidade) um espaço educativo e recreativo durante as aulas noturnas. Assim, enquanto as mães estudam, as crianças têm acesso a aulas de reforço, jogos didáticos e atividades de entretenimento, tudo no Instituto Federal. Tribo de Dandara obteve no ano passado o prêmio de melhor projeto de extensão em nível de graduação de todo o IF Sudeste MG.