Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santos Dumont > Mulheres Mil em Santos Dumont: inscrições para curso gratuito de Assistente Escolar seguem até 8 de março

Destaque

Formação será ofertada em Santos Dumont no Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais; cadastro deve ser feito em uma unidade do Cras ou do Creas ou na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Combate às Drogas
#pratodosverem: Imagem mostra fachada do Campus Santos Dumont do IF Sudeste MG.

O Programa Mulheres Mil está de volta a Santos Dumont. Em parceria com a Prefeitura Municipal, o Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG) ofertará gratuitamente nos próximos meses o curso de Assistente Escolar, com aulas à noite. As inscrições para a seleção das 30 alunas também são gratuitas, já estão abertas, seguem até sexta-feira (8 de março), às 16h, e devem ser feitas em uma unidade local do Cras ou do Creas ou na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Combate às Drogas:

Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate às Drogas: Av. Pres. Getúlio Vargas, 149, Centro;
Cras Edir Ramos de Faria: Rua Doutor Constantino Horta, 21, Quarto Depósito;
Cras Hélio Reis: Rua Dr. Gustavo Luiz Abry, 495, Nossa Senhora Aparecida;
Cras Cesário Dulci: Rua Pres. Juscelino Kubitschek, Glória;
Creas: Rua Carvalho Leite, 54, Graminha.

Veja aqui o edital com todas as informações.

Conforme prevê o edital, "o Programa Mulheres Mil tem como objetivo promover a formação profissional e tecnológica articulada com o aumento da escolaridade de mulheres em situação de vulnerabilidade". A proposta busca "garantir o acesso à educação a essa parcela da população, de acordo com as necessidades educacionais de cada comunidade e a vocação econômica das regiões". Podem participar da seleção mulheres a partir dos 16 anos, com Ensino Fundamental completo. A classificação levará em conta os critérios socioeconômicos estabelecidos no edital (veja a pontuação dos critérios classificatórios no item 4.4).

De acordo com o edital, os documentos a serem apresentados (cópias e originais) na inscrição são os seguintes: histórico escolar do Ensino Fundamental completo (1º ao 9º ano) ou autodeclaração, cujo modelo está no anexo IV do edital; documento de identidade com foto; CPF; comprovante de residência atualizado; CadÚnico (também vale como documento comprobatório de vínculo com o Cras); declaração de renda devidamente preenchida (anexo III do edital).

O curso FIC (Formação Inicial e Continuada) de Assistente Escolar, com a capacitação profissional na área de secretaria escolar*, tem uma carga horária total de 220 horas e será ofertado entre março e julho deste ano, sempre com aulas das 18h30 às 21h20 no Campus Santos Dumont do Instituto Federal (Rua Dr. Constantino Horta, 363, Quarto Depósito).

*As disciplinas do curso FIC de Assistente Escolar serão: Espaço Educativo e os Atores da Comunidade Escolar; Legislação Educacional e Escolar; Noções e Práticas Administrativas na Escola: Enfoque Financeiro; Noções e Práticas Administrativas na Escola: Enfoque Material; Higiene e Segurança na Escola; Técnicas de Construção Aplicadas à Escola; Equipamentos, Materiais e Laboratórios Didáticos; Relações Interpessoais; Comunicação e Etiqueta Empresarial; Ética e Educação Inclusiva; Gestão Escolar de Recursos Humanos; Secretaria Escolar.

O resultado preliminar da seleção será divulgado em 12 de março, e o final, no dia 14 do mesmo mês. Com a matrícula em 15 de março, as aulas têm início previsto para o dia 18. Em caso de dúvidas, entre em contato por (32) 9 8455 6683 (IF Sudeste MG) ou (32) 3252 7424 (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social) em dias úteis.