Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santos Dumont > Mulheres Mil: nova turma do curso de Assistente Escolar abre vagas para quilombolas em Santos Dumont
conteúdo

Destaque

Mulheres Mil: nova turma do curso de Assistente Escolar abre vagas para quilombolas em Santos Dumont

Mulheres residentes nas comunidades de Cachoeirinha, São Bento, Espírito Santo e Corujas podem participar da seleção, que terá inscrições de 27 de agosto a 3 de setembro; curso será ofertado na E. M. Maria da Glória de Carvalho Villanova (Cachoeirinha)
#pratodosverem: Imagem mostra formandas durante a solenidade de conclusão da terceira turma do curso de Assistente Escolar do Programa Mulheres Mil

#pratodosverem: Imagem mostra formandas durante a solenidade de conclusão da terceira turma do curso de Assistente Escolar do Programa Mulheres Mil

O Programa Mulheres Mil abre pela quarta vez no município uma turma do curso gratuito de Assistente Escolar. Nesta edição, a parceria entre a Prefeitura de Santos Dumont e o IF Sudeste MG ofertará o curso para mulheres quilombolas, das comunidades Cachoeirinha, São Bento, Espírito Santo e Corujas. As aulas serão realizadas de segunda a sexta (18h às 22h) e aos sábados (8h às 12h; 13h às 17h) na Escola Municipal Maria da Glória de Carvalho Villanova (comunidade Cachoeirinha).

As inscrições para a seleção das 30 alunas, também gratuitas, vão de 27 de agosto a 3 de setembro. O cadastro deve ser feito na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Av. Presidente Getúlio Vargas, 149, Centro - Santos Dumont), das 9h às 15h.

Veja o edital aqui

Podem participar da seleção mulheres a partir dos 16 anos, com Ensino Fundamental completo, que comprovem residência em uma das quatro comunidades quilombolas. A classificação levará em conta os critérios socioeconômicos estabelecidos no edital. Confira também a documentação completa a ser apresentada no cadastro.

O curso FIC (Formação Inicial e Continuada) de Assistente Escolar, com a capacitação profissional na área de Secretaria Escolar (além de conteúdos em Direito, Empreendedorismo, Empoderamento Feminino, Português, Matemática e Informática), tem o total de 220 horas e será ofertado entre 6 de setembro e 8 de novembro.

As estudantes receberão um auxílio de R$110,00 por mês. O projeto Tribo de Dandara, rede de apoio oferece a filhas e filhos das alunas (e a outras crianças sob sua responsabilidade) um espaço educativo e recreativo durante as aulas, também será realizado na Escola Municipal Maria da Glória de Carvalho Villanova.

De acordo com o Guia da Metodologia de Acesso, Permanência e Êxito do programa, mulheres quilombolas são grupo prioritário para os cursos do Mulheres Mil. Assim, a oferta da nova turma é dedicada a esse público.

Em caso de dúvidas, entre em contato por (32) 9 8455 6683 (IF Sudeste MG) ou (32) 3252 7424 (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social) em dias úteis.

registrado em: