Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santos Dumont > Nova fase do Clube de Leitura on-line debate contos da Literatura Afro-Brasileira; participe!

Destaque

Proposta da Biblioteca Acyr Loureiro Lima, do Campus Santos Dumont, foi aprovada em edital de incentivo a projetos de Ações Afirmativas no IF Sudeste MG

Imaginação, encantamento, empatia, crítica social, representatividade, uma melhor compreensão do mundo e de suas dinâmicas ou mesmo a oportunidade de uma boa conversa. Diversas razões nos convidam à leitura e vários caminhos nos levam à nova fase do Clube de Leitura on-line da Biblioteca Acyr Loureiro Lima, do Campus Santos Dumont do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG). O clube é aberto a todas as pessoas e trará, de outubro deste ano até fevereiro de 2022, a leitura e o debate de nove contos da Literatura Afro-Brasileira. Para participar, basta acessar o grupo no WhatsApp em bit.ly/clubedeleiturasd.

É a terceira etapa da iniciativa, que desde os primeiros meses da pandemia ofereceu às pessoas a leitura como um instrumento de aprendizado, reflexão e socialização. Agora como um projeto de ensino no âmbito das Ações Afirmativas no IF Sudeste MG, o Clube de Leitura mergulhará "em contos com a Literatura Afro-Brasileira e com os discentes do Campus Santos Dumont". Com o apoio do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) e do Núcleo de Línguas da unidade do IF Sudeste MG, a proposta proporcionará aos estudantes da instituição a chance de conhecer e compreender parte da obra de autoras negras e autores negros e o contexto em que os contos foram escritos.

Neste cenário, ao mesmo tempo em que receberão participantes de todos os públicos (qualquer pessoa pode ingressar no clube), os encontros também serão literalmente aulas (as chamadas aulas síncronas no ensino remoto) para as turmas, levando o debate sobre a questão racial diretamente ao cotidiano dos estudantes. Assim, o Neabi será fundamental para conduzir e orientar essas pautas, que são um convite a uma postura antirracista.

Cada um dos nove encontros virtuais será dedicado a uma história diferente. Assim, se o membro do clube não conseguir participar de uma ou mais reuniões, pode continuar acompanhando as atividades do clube sem dificuldade. "Queremos democratizar a leitura. Só utilizamos material em domínio público e, no contexto deste projeto de ensino, no máximo 10% da obra, dentro do que é permitido por lei para esse tipo de iniciativa. Nossa ideia é valorizar as autoras negras e os autores negros", explicou uma das coordenadoras do projeto, a bibliotecária Paula Souza.

Sem fronteiras, até por ser on-line, o Clube de Leitura da Biblioteca do IF abre gratuitamente as portas por meio de seu grupo no WhatsApp, onde todos os participantes têm acesso às informações sobre os contos que serão lidos e debatidos em dias e horários específicos por meio de um aplicativo de videochamadas.

Os autores dos títulos selecionados para esta temporada do clube são: Cuti (pseudônimo de Luiz Silva), Bruna Emanuelle, Allan da Rosa, Cristiane Sobral, Conceição Evaristo, Carolina Maria de Jesus, Natalino Oliveira e Geni Guimarães.

Os mediadores que indicarão os caminhos durante os debates foram, em sua maioria, colaboradores do projeto já na edição anterior: Rosana Machado, Iara Nascimento, Denise do Nascimento, Natalino Oliveira, Luciana Silva, Joseani Netto, Maria Luiza Magalhães e Antônia Barbosa. Nesta etapa, o clube passará a contar também com a ilustre participação da presidente da Academia Juiz-Forana de Letras, a premiada escritora Cecy Barbosa Campos, professora aposentada da Universidade Federal de Juiz de Fora. Conheça na galeria de imagens desta reportagem um pouco mais sobre as mediadoras e o mediador desta nova fase do Clube de Leitura.

A programação dos títulos e debates é esta:

• Quinta-feira, 21 de outubro, às 15h: Conluio das perdas (Cuti - Luiz Silva), com mediação de Rosana Machado;
  • Quinta-feira, 28 de outubro, às 15h: Despertar de ouroboros (Bruna Emanuelle), com mediação de Iara Nascimento;
  • Quarta-feira, 10 de novembro, às 19h: A reza (Allan da Rosa), com mediação de Denise do Nascimento;
  • Terça-feira, 23 de novembro, às 15h: Pixaim (Cristiane Sobral), com mediação de Natalino Oliveira;
  • Terça-feira, 7 de dezembro, às 15h: Aramides Florença e Shirley Paixão - Insubmissas Lágrimas de Mulheres (Conceição Evaristo), com mediação de Cecy Barbosa Campos;
  • Quinta-feira, 13 de janeiro, às 15h: 22 de maio (Quarto de despejo) (Carolina Maria de Jesus), com mediação de Luciana Silva;
  • Quarta-feira, 26 de janeiro, às 19h: Vó Odila (Natalino Oliveira), com mediação de Joseani Netto;
  • Terça-feira, 8 de fevereiro, às 15h: Incidente na raiz (Cuti - Luiz Silva), com mediação de Maria Luiza Magalhães;
  • Quinta-feira, 24 de fevereiro, às 15h: Metamorfose (Geni Guimarães), com mediação de Antônia Barbosa.
registrado em: ,