Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santos Dumont > Novos estudantes e familiares participam de atividades de acolhimento no Campus Santos Dumont
conteúdo

Destaque

Novos estudantes e familiares participam de atividades de acolhimento no Campus Santos Dumont

Programação de 2025 teve novidades em relação a anos anteriores
#pratodosverem: Imagem mostra professor Tiago Fávero e estudantes do curso técnico em Guia de Turismo que apresentaram o Campus Santos Dumont a ingressantes e familiares

#pratodosverem: Imagem mostra professor Tiago Fávero e estudantes do curso técnico em Guia de Turismo que apresentaram o Campus Santos Dumont a ingressantes e familiares

O Campus Santos Dumont recebeu na segunda-feira (31 de março) novos estudantes da Licenciatura em Matemática e dos cursos técnicos em Manutenção de Sistemas Metroferroviários, Logística (concomitantes ou subsequentes), Eletrotécnica, Guia de Turismo e Mecânica (integrados ao Ensino Médio).

Em 2025, a programação de acolhimento começou mais cedo. Antes da aula inaugural, houve um fim de tarde dedicado a jogos de xadrez e tênis de mesa, exposição de pôsteres de projetos desenvolvidos na instituição e guiamentos pelo campus. Estes foram divididos em grupos e promovidos por estudantes do curso técnico em Guia de Turismo, tornando a experiência de conhecer o Campus Santos Dumont muito mais interativa, informativa e agradável.

Durante a tarde e a noite, as pessoas que passaram pelo Bloco 1 tiveram a chance de apreciar uma exposição com desenhos de Maria Luiza de Souza, do 2º ano do curso técnico em Guia de Turismo. A programação noturna de ações começou com o brilho da apresentação musical do projeto Fanif/Falcões.

Aula inaugural

Em viagem a Brasília para o Encontro da Gestão 2025-2029, o diretor-geral do Campus Santos Dumont, professor Sandro Farias, gravou um vídeo de boas-vindas e foi representado, presencialmente, por seus diretores sistêmicos. Coordenadores e professores dos cursos com turmas ingressantes também conversaram com estudantes e seus familiares.

diretor de Desenvolvimento Educacional, professor Tiago Fávero, apresentou as equipes da Assistência Estudantil e de coordenadores do setor. Ele ainda falou sobre o papel dos Institutos Federais, destacando sua presença em centenas de municípios do interior do Brasil, e compartilhou com estudantes e familiares informações e orientações sobre temas como o uso de uniforme e a nova lei que restringe a utilização do celular nas escolas (educação básica).

Três pessoas que fazem parte da história do Instituto Federal participaram da etapa final do evento. Davi Santos, ex-aluno do curso técnico em Eletrotécnica, e Marcele Bittencourt, egressa de Guia de Turismo, falaram sobre o poder transformador da instituição não apenas do ponto de vista do ensino ou da qualificação profissional, mas também na perspectiva da formação humana. Mãe de aluno e de egresso do Campus Santos Dumont, além de pós-graduada em Práticas Pedagógicas na Educação Contemporânea pelo IF, a professora Carla Amorim dividiu suas experiências com os pais dos discentes.

registrado em: