Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santos Dumont > Novos professores de Matemática celebram conquista em sessão solene de colação de grau no IF

Ensino

Evento da última quinta-feira (27) foi a primeira formatura presencial de curso de graduação do IF Sudeste MG em Santos Dumont
Exibir carrossel de imagens #pratodosverem: Imagem mostra mesa de honra com a presença de formandos e servidores. Da direita para a esquerda, aparecem a professora Aline Loli, o formando Gabriel Corrêa, a bibliotecária Paula Souza, a professora Arturene Lino, o diretor-geral Benedito Carvalho, a formanda Marcella Alves, o reitor André Diniz, os professores Fernando Caneschi, Tiago de Oliveira e Bia Possato e o formando Dener Ribeiro.

Gratidão, conquista e emoção foram as palavras-chave da sessão solene de colação de grau que marcou a formatura de três novos professores licenciados em Matemática pelo Campus Santos Dumont do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais. Dener Ribeiro, Gabriel Corrêa e Marcella Alves celebraram a conclusão de sua trajetória no curso de graduação na noite da última quinta-feira (27 de outubro), no auditório da unidade do IF Sudeste MG.

Foi a primeira cerimônia presencial de colação de grau da instituição. Em março deste ano, a instituição promoveu de forma remota, em função da pandemia da Covid-19, sua solenidade inaugural de formatura de graduação, também dedicada a concluintes da Licenciatura em Matemática.

Na sessão de quinta-feira, compuseram a mesa de honra o reitor do IF Sudeste MG, professor André Diniz, o diretor-geral do Campus Santos Dumont, Benedito Carvalho, a patronesse dos formandos, professora Bia Possato, a servidora técnico-administrativa homenageada, Paula Souza, e os professores Fernando Caneschi, Arturene Lino e Tiago Oliveira (diretor de Ensino, coordenadora-geral de graduação e coordenador da Licenciatura em Matemática, respectivamente). A mestra de cerimônias foi a professora Juliana Costa.

O orador da turma, Gabriel Corrêa, expressou sua gratidão a todas as pessoas que caminharam com os formandos ao longo do curso. “Apenas um obrigado não seria o suficiente para mostrar o sentimento de gratidão que tenho por todos vocês: amigos, colegas, família e professores que me ajudaram tanto e me incentivaram quando eu mesmo pensei em desistir”, admitiu o novo professor licenciado em Matemática, “pois isso seria o mais fácil e cômodo para mim, mas ainda bem que não o fiz. Hoje concluímos a etapa mais esperada, mas saibam que devemos muito disso a vocês”.

O formando também relembrou “cada momento de alegria, tristeza, estudos, discussão de ideias”, parte importante da trajetória que os novos professores trilharam. Aliás, foi também muito marcante a presença de amigas e amigos que compartilharam esse percurso com eles ao longo dos semestres letivos desde 2018: Geraldo Menezes, Vangelis Canêdo, Maria Eduarda de Castro e Juliana Vitorelli prestigiaram o evento.

DSC01722.JPG
#pratodosverem: Imagem mostra formandos Dener Ribeiro, Gabriel Corrêa e Marcella Alves ao lado de colegas de curso. Da direita para a esquerda: Geraldo Menezes, Vangelis Canêdo, Dener, Gabriel, Marcella, Maria Eduarda de Castro e Juliana Vitorelli.

Dener e Marcella também foram ao púlpito do auditório do Campus Santos Dumont para prestar, respectivamente, o juramento e os agradecimentos às pessoas que fizeram parte da caminhada. Os formandos receberam emocionantes homenagens da bibliotecária Paula Souza e da professora Bia Possato, cujos discursos valorizaram muito o âmbito humano e a forma como as relações – com as pessoas e com a profissão que escolheram – moldaram a formação dos novos educadores.

Professora do Instituto Federal do Espírito Santo, a paraninfa Deborah Domingues, que participou da formatura por vídeo, relacionou a docência a um ato de resistência, na esperança por uma sociedade mais afeita ao diálogo e à busca pelo conhecimento. O diretor-geral do Campus Santos Dumont, por sua vez, destacou a importância do acesso ao ensino superior, valorizando a conquista dos novos professores e a própria existência dos Institutos Federais como um fator decisivo para que mais pessoas tenham esta mesma oportunidade. Benedito ainda comentou que os formandos têm, a partir de agora, a missão de ajudar a abrir portas para futuros profissionais.

O reitor André Diniz, que concedeu a outorga de grau aos formandos, fez uma reflexão sobre a importância dos alunos, deixando claro que estes não são o “produto” ou os “clientes” de uma instituição de ensino, mas sim a própria escola. Assim, o sucesso de Dener, Gabriel e Marcella na profissão será também o sucesso do Campus Santos Dumont e do IF Sudeste MG em uma de suas missões mais importantes: a de formar novos educadores enquanto agentes de transformação do mundo.

registrado em: ,