Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santos Dumont > Objetos de ensino e bens culturais do Campus Santos Dumont são foco de pesquisa
conteúdo

Geral

Objetos de ensino e bens culturais do Campus Santos Dumont são foco de pesquisa

Projeto "Trazendo objetos de volta à vida" irá fazer levantamento e contar a história de objetos encontrados na unidade

vamos começar com uma pergunta: objetos são só objetos? Já percebeu que alguns itens são capazes de nos contar uma história, apresentar um processo e nos ensinar sobre as nossas relações uns com os outros e com o meio que nos abriga? 

Isso não é diferente quando pensamos em instrumentos que ajudam a desenvolver as ações de ensino e aprendizagem. Eles fazem referência às dinâmicas científicas, de desenvolvimento tecnológico e de ensino e à memória e ação dos indivíduos neste que é um espaço de produção de conhecimento científico. 

Por isso, o projeto de pesquisa “Trazendo os objetos de ensino de volta à vida” irá fazer um levantamento sobre instrumentos e bens culturais que contam a história dos processos de ensino e aprendizagem realizados no Campus Santos Dumont do IF Sudeste MG e as instituições que o antecederam no Quarto Depósito desde 1941. Para tanto, a primeira etapa é a busca por informações sobre objetos já catalogados no campus e a identificação de outros que possam existir na unidade. 

Para ajudar a contar essa história, os interessados devem entrar no site www.museudememorias.com.br; na aba ”Visite”, escolha “Por descritores” e busque em “Equipamentos”; dê uma olhada nos itens já encontrados. Se souber para que eles eram utilizados e qual a importância deles para a história da educação e da ciência e tecnologia, nos conte. Envie um e-mail para a Biblioteca Acyr Loureiro Lima: biblioteca.santosdumont@ifsudestemg.edu.br.

E se você - servidor(a), colaborador(a), estudante - souber da existência de algum item que não está catalogado no site, é só mandar um e-mail para a Biblioteca e contar sobre o achado. Os responsáveis pelo projeto de pesquisa vão adorar trazer o objeto à vida e incorporá-lo ao patrimônio cultural da instituição.

O projeto de pesquisa “Trazendo os objetos de ensino de volta à vida”, aprovado no edital de Iniciação Científica e Tecnológica Fapemig/CNPq 2023-2024, é orientado pela bibliotecária Paula Souza da Silva e conta com o bolsista Gésio Paulo da Costa Júnior, estudante da graduação em Engenharia Ferroviária e Metroviária

 

registrado em: , , ,