Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santos Dumont > Oficina de jogos teatrais estimula raciocínio lógico e capacidade de improviso
conteúdo

Geral

Oficina de jogos teatrais estimula raciocínio lógico e capacidade de improviso

Atividade do projeto de ensino “Usina do Pensamento Lúdico” mobilizou dezenas de estudantes no Campus Santos Dumont
#pratodosverem: Imagem mostra estudantes sentados em cadeiras dispostas em formato de semicírculo no espaço de convivência do Bloco 1 do Campus Santos Dumont do IF Sudeste MG. No centro, professor de Teatro Daniel Meotte está em pé e conversando com os alunos.

#pratodosverem: Imagem mostra estudantes sentados em cadeiras dispostas em formato de semicírculo no espaço de convivência do Bloco 1 do Campus Santos Dumont do IF Sudeste MG. No centro, professor de Teatro Daniel Meotte está em pé e conversando com os alunos.

Aceita uma pausa para o teatro? Dezenas de estudantes de cursos técnicos e de graduação do Campus Santos Dumont disseram sim à proposta do projeto de ensino “Usina do Pensamento Lúdico” na última quarta-feira (17). No Bloco 1 da unidade do IF Sudeste MG, o ator, diretor e professor de teatro Daniel Meotte conduziu uma oficina de jogos teatrais que estimulou decisões rápidas e criatividade, desenvolvendo o raciocínio lógico e a capacidade de improviso dos participantes. 

As dinâmicas propostas foram diversas: incorporação de personagens, consciência corporal com atividades em grupo, criação e sonorização de histórias estiveram entre elas. Para Daniel Meotte, os benefícios de ações como a de quarta-feira vão bem além do universo teatral. “Essas atividades – principalmente as de improviso – dentro do ambiente escolar, pelo que eu tenho de experiência, agregam ao estudante na relação com o conteúdo de uma disciplina e quando há a necessidade de pensar mais rápido. Então isso se transfere para outras áreas, além do teatro”, comenta. 

Professor de teatro no Instituto Cultural Tenetehara e na escola Integra, ambos em Juiz de Fora, Meotte explica que, em contexto educacional, é totalmente possível associar o entretenimento a esses benefícios. “Atualmente trabalho essas dinâmicas mais em contexto escolar. Quando destinado só a atores, esse trabalho é diferente, pois a consciência corporal exigida é muito maior. No ambiente da escola, temos a intenção de proporcionar um divertimento, mas, ao mesmo tempo, aplicamos as técnicas para que os alunos pensem mais rápido”, conclui. 

O projeto

A equipe do projeto de ensino “Usina do Pensamento Lúdico”, coordenado pelo professor Henrique Selani, conta também com alunas bolsistas Rayene Pimentel e Ana Clara Moreira e os alunos voluntários Gustavo Nunes e Pedro Rodrigues. Além de atividades como a de quarta, o grupo promove encontros semanais, sempre com uma temática artístico-cultural. 

“É um projeto cultural, que engloba várias artes: escrita, dança, teatro”, detalha a bolsista Ana Clara. “A gente vai planejando cada encontro semanal (às quintas-feiras, a partir das 17h, na sala do 2º ano do curso técnico em Mecânica integrado). No primeiro, por exemplo, fizemos o 'Labirinto da Mente', que foi um projeto de escrita criativa. Além disso, ações como a dos jogos teatrais ajudam muito na socialização dos alunos durante as dinâmicas, ainda mais considerando que somos de turmas diferentes.” 

Também bolsista do projeto, Rayene Pimentel, que já tinha participado de uma atividade teatral no IF, ficou impressionada com a proposta da última oficina. “Já havia participado de uma apresentação na disciplina de História, quando fizemos uma peça de teatro grego. E achei incrível a atividade de quarta-feira! Andando de um lado para o outro (na dinâmica de consciência corporal em que era simulada a presença de uma corda que prendia uma pessoa à outra), a gente passa a enxergar a corda mesmo que ela não estivesse lá.” 

Todos os estudantes, colaboradores e servidores do Campus Santos Dumont estão convidados para as atividades do projeto.

registrado em: