Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santos Dumont > Palestra de abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia trata de Bioeconomia
conteúdo

Geral

Palestra de abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia trata de Bioeconomia

Professor Helton Nonato, do Campus São João del-Rei, conversou com estudantes e servidores
#pratodosverem: A imagem mostra o professor Helton Nonato ministrando palestra sobre Bioeconomia
  • "> Site 1.jpg

#pratodosverem: A imagem mostra o professor Helton Nonato ministrando palestra sobre Bioeconomia

Tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia deste ano, a Bioeconomia foi também o eixo central da palestra de abertura das atividades no Campus Santos Dumont. O professor Helton Nonato, do Campus São João del-Rei do IF Sudeste MG, conversou com estudantes e servidores. Antes, o coordenador da comissão organizadora do Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão e da Feira de Ciências, professor Guilherme Silveira, e o diretor-geral da unidade do IF, professor André Diniz, deram as boas-vindas às atividades da SNCT. 

A Bioeconomia é um campo de estudo interdisciplinar, que considera a interdependência entre o paradigma econômico e os ecossistemas naturais. A palestra do professor Helton, que é engenheiro florestal e doutor em Ciências Ambientais, versou sobre como a sociedade, em suas atividades produtivas, acaba subutilizando e ao mesmo tempo sobrecarregando a natureza. 

Helton citou como exemplos o plantio de café, que muitas vezes não considera o fato (comprovado cientificamente) de que a produção é mais eficaz quando os pés estão sob outras árvores, e do bicho-da-seda, que com frequência é preterido na confecção de roupas em benefício de métodos mais caros e não sustentáveis. O professor também destacou a importância de culturas como a indígena e ofereceu diversas outras demonstrações de caminhos para aproveitar os recursos naturais sem agredir o meio ambiente.

registrado em: